Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Clínica da Criança reforça a importância da amamentação em Congonhas.

Este é o mês do Agosto Dourado, que pretende incentivar o aleitamento materno. A Clínica da Criança e do Adolescente, vinculada à Secretaria de Saúde da Prefeitura de Congonhas, possui profissionais capacitados para auxiliar e apoiar às mães no processo da amamentação. Esta, se realizada durante os primeiros dois anos, pode salvar a vida de mais de 820 mil crianças com menos de cinco anos de idade todos os anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O Ministério da Saúde recomenda que, até os seis meses de vida, o bebê seja alimentado somente pelo seio materno, o que é chamado de amamentação exclusiva em livre demanda, de forma a suprir suas necessidades. Recomenda-se que, após este período, seja iniciada a introdução de outros tipos de alimentos na dieta, porém a amamentação deve ser estendida até os dois anos de vida.

A Clínica da Criança e do Adolescente atua na cidade de Congonhas incentivando o processo de  amamentação em todas as fases. O serviço de Enfermagem realiza visitas de segunda à sexta-feira na maternidade do Hospital Bom Jesus, a fim de realizar a vacinação da Hepatite B e o agendamento da vacina BCG e teste do pezinho que acontecem na Clínica da Criança. Nesta, todos os recém-nascidos devem comparecer até o 5º dia de vida para que sejam realizadas estas ações, independente de onde tenham nascido.

Ao receber as mães na primeira visita à Clínica, o serviço de Enfermagem atua como incentivador ao processo de aleitamento materno, auxiliando-as em suas dificuldades e favorecendo um aumento de crianças amamentadas no seio materno.

“Incentivamos a mãe a oferecer somente o leite materno ao bebê nos primeiros 6 meses, já que este possui todos os nutrientes necessários, transmite anticorpos, está disponível na hora em que o bebê precisa, proporciona benefícios psicológicos, proporciona um maior vínculo materno, a formação da arcada dentária, da fala, além de ser gratuito, não comprometendo o orçamento familiar. Além de vantagens para o bebê, a mãe que amamenta também sai ganhando, visto que reduz a chance de hemorragia, auxilia na estabilidade do seu peso novamente, é um fator de proteção contra câncer de mama e ovário e aumenta o vínculo afetivo com o bebê”, explica a enfermeira responsável técnica pela Clínica da Criança e do Adolescente de Congonhas, Sabrina Coelho Lima.

A paciente Alessandra Rodrigues C. Santos, do Paschoal Vartuli, esteve com o filho Wilslley, nascido no último sábado, 11 de agosto. “Aconteceram muitas mudanças no processo de amamentação desde o nascimento da minha filha, há 11 anos. Como já conhecia o atendimento dos excelentes profissionais da Clínica da Criança desde aquela época, voltei, até porque estava com a mama empedrada. Então a enfermeira me ensinou a massageá-la e a retirar o leite”, conta e acrescenta: “Amamentar dói um pouco no início, mas os benefícios para a mãe e principalmente para o filho são enormes, porque esse alimento protege a criança. Sou contra a utilização de mamadeira. O ato de amamentar é a melhor forma de aproximação entre mãe e filho”.

O pediatra poderá identificar se há necessidade de complementação do leite materno ou substituição  deste, por algum motivo especial, sendo prescrito o uso de fórmula láctea, de acordo com a necessidade do bebê. A enfermeira Sabrina diz ainda que “toda mãe é capaz de produzir leite, o que pode interferir essa produção é o estresse emocional e a redução das glândulas mamárias por algum processo cirúrgico, o que não deve impedir a amamentação. É necessário avaliar a pega da mama e corrigi-la quando necessário, a fim de não atrapalhar o processo de produção do leite materno. Comprovadamente o aleitamento materno é muito mais que alimento. No mês de agosto, reforçamos essa atitude e juntos podemos ajudar as mamães a alcançarem êxito no processo da amamentação”, completa a responsável técnica pela Clínica da Criança e do Adolescente de Congonhas.

A Clínica da Criança está localizada à rua Antônio Fernandes da Costa, nº 55, no bairro Matriz.

Horário de funcionamento: 8 às 17:00 horas de segunda à sexta-feira.

Mais informações pelo telefone: (31) 3732-1488.

Fonte: Prefeitura de Congonhas.