Na manhã desta quarta-feira (29/01), o prefeito de Barbacena, Carlos Du, acompanhado por membros do seu governo, realizou uma coletiva de imprensa para atualizar a população sobre os impactos das chuvas intensas que atingiram o município na noite de terça-feira (28/01). Em apenas uma hora, mais de 70 mm de chuva foram registrados, e o acumulado em três horas superou os 107 mm, resultando em alagamentos, interrupções no fornecimento de energia e diversos danos estruturais.
Entre os principais impactos, destacam-se o desabamento de uma casa no bairro Boa Morte, sem vítimas, e a destruição parcial de ruas e vias públicas. Além disso, todas as captações de água do município foram temporariamente interrompidas devido à falta de energia.
A Defesa Civil, já está em campo monitorando áreas de risco e prestando apoio às famílias atingidas. Segundo o coordenador Elton Santana, duas interdições parciais e uma total foram registradas, e as vítimas estão recebendo suporte da Secretaria de Assistência Social.
O secretário de Assistência Social, Daniel Melo, enfatizou que o aluguel social e outros benefícios estão disponíveis para famílias desabrigadas. Ele reforçou a importância da evacuação imediata em casos de risco iminente.
Causas e medidas preventivas
Durante a coletiva, o prefeito Carlos Du destacou o descarte irregular de lixo como um dos principais agravantes dos alagamentos. “Pedimos mais uma vez à população que coloque o lixo no horário certo. Grande parte das obstruções nos bueiros ocorre por conta do descarte inadequado”, ressaltou.

Com informações: Prefeitura de Barbacena.