Net Rosas Banner Grande
BQHost Banner Grande
Odonto + – Banner Grande

A  Coluna Imagens apresenta uma visão geral de Barbacena de um ângulo raro.

Para quem está acostumado a utilizar um mesmo trajeto quase todos os dias, e quando chega no fim de semana, pouco se muda em relação a essa rotina, quase não sobra tempo para observar as alterações corridas no contexto urbano de Barbacena.

E em alguns comparativos entre cidades de mesmo porte quando o assunto se refere edificações em áreas urbanas dos municípios, fica ás vezes algumas dúvidas quanto ao número de habitantes, principalmente quando é divulgado pelo IBGE as estimativas e os resultados obtidos através do censo populacional. E o mesmo ocorre em Barbacena quando se fala em números populacionais.

Com uma população estimada em 136.689 (2017), a impressão que se tem da cidade pra quem está em constante contato com os bairros periféricos de Barbacena, é de que a cidade parece ser bem maior em termos populacionais do que os registrados pelo principal instituto  que realiza a contagem populacional. Isso porque, tem muitos bairros onde estão concentrados um grande número de pessoas e de construções habitacionais, que certamente não aparece em fotos  com uma visão geral de Barbacena. E são justamente bairros como:  São Pedro, Água Santa/Guarani, Novo Horizonte, Santa Luzia, Nova Cidade, Nova Suíça, Ipanema, Nove de Março, João Paulo II, e Floresta, que não aparecem ou, aparecem de forma parcial nas tomadas de imagens sobre o aspecto urbano de Barbacena, é que dão a amplitude da nossa mancha urbana.

Percebam por esta foto  registrada através de um Drone,  se você consegue apontar os  bairros que aparecem em destaque no primeiro plano da foto. Tenho a certeza de que poucas pessoas, exceto aquelas que moram nestes bairro,  conseguiriam identificar os locais que aparece nesta imagem de imediato. Confesso que fiquei meio que perdido quando observei inicialmente esta foto, mas ao poucos, fui buscando referência de prédios ou locais públicos que me dariam uma certa referência dos bairro ilustrados nas fotos. Quando observei na parte superior da foto, percebi as antenas localizadas no alto do Bairro São Pedro, as quais geralmente são mais comuns de vê-las de um ângulo muito diferente do que este ilustrado nesta fotografia. Partindo desta referência é que aos poucos fui identificados outros locais, e desta forma, foi que percebi que os bairros apresentados nesta fotografia são; Santo Antônio, Água Santa/Guarani e São Pedro.

Percebam quantas construções existem nesta região da cidade que não são vistas pela maioria da nossa população. Achei interessante apresentar estas imagens, por entender que poucas pessoas tem a noção  da visão da cidade por este ângulo, mostrando o quanto é extensa a periferia de Barbacena.

É lógico que, da mesma forma como acontece em bairros localizados na região central da cidade, também ocorrem com os bairros da periferia de Barbacena, que carecem de melhorias na parte de infraestrutura, para que se possa gerar uma melhora na qualidade de vida da população de uma modo geral.  É claro que as condições dos bairros mais afastados da cidade necessitam de uma atenção mais ampla por parte dos gestores do município no que tange a infraestrutura.

Mas por hoje, o objetivo em questão, foi o de mostrar a extensão urbana de Barbacena, e falar de bairros que são bastante populosos e que praticamente não se tem imagens destes na internet.

Imagens: Alves Fotógrafo/Drones.

BQHost Banner Grande