Apesar de quase não se ver fotos mostrando sua parte externa, a Igreja Matriz do Divino Espírito Santo em Barbacena, é um dos templos religiosos de grande importância para a cidade.

Localizada no alto do Bairro Boa Vista, a Igreja Matriz do Divino Espírito Santo pode ser avistada de vários pontos da cidade devido a topografia de onde foi construída.

De facha mais simples, se comparadas as de outros templos espalhados pela cidade, em seu interior,  possui uma extensa quantidade em instrumentos, imagens sacras e mobiliário de grande valor religioso, somado-se as estes valores, as celebrações religiosa da Semana Santa, chama a atenção pelo realismo e o comprimento de suas imagens, e ainda, pela qualidade dos “adereços” utilizados nas procissões.

Nesta paróquia, as atividades religiosas são constantes e intensas, e em sua maioria, tem grande participação de  moradores e paroquianos, que unidos pela fé,  conseguem a adesão de um grupo muito extenso e bastante expressivo de pessoas no envolvimento das atividades constantes da programação paroquial.

Ver a quantidade de jovens e de adolescentes em sintonia e envolvidos nos trabalhos praticados em prol da comunidade é de se alegrar e chega a nos contagiar, tamanha o espírito que se movem dentro de cada um deles. São dedicados e unidos, capaz de moverem esforços sem se importarem com o tempo que se leve para atingir os objetivos em prol de ajudar ao próximo.

A mocidade também tem seu destaque nos trabalhos paroquianos, tanto que, são neles que estes  jovens se espelham para colocar em prática as ações que lhe são confiadas, buscando na maturidade e na experiências dos demais paroquianos  em atividade na igreja é que se desponta exemplos de superação e de fé.

Aliada a todas essas  informações transcritas acima, um detalhe muito importante e impossível de se deixar de mencionar,  o espírito jovem e visionista do pároco, Padre Túlio Filardi. Um líder que influência de maneira muito positiva e espontânea nos trabalhos inseridos pela comunidade paroquial. Um líder que sempre está junto da comunidade nos mais diversos momentos vivenciados por seus paroquianos.

A Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, é um  espelho para seus paroquianos: quem passa pelo lado de fora deste templo não imagina o grande valor que existem em seus interior, é preciso adentrar para perceber e sentir a grandiosidade deste templo.

Foto: Januário Basílio.