Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Barbacena Shopping

Coluna Januário Basílio:

Homenagem ao Dia Nacional dos Bombeiros

Hoje eu não podia deixar de prestar minhas homenagens parabenizando a todos os bombeiros pelo Dia Nacional dos Bombeiros, em especial, aos militares da Segunda Companhia Independente.

Desde o dia de ontem (01), de quando realizava a Cobertura para o Vertentes das Gerais da Corrida Rústica promovida por  esta instituição militar, é que venho pensando de como eu poderia prestar as justas e merecidas homenagens a estes bravos guerreiros que,  faça chuva ou faça sol, sofrendo as mais adversas das variações climáticas, eles estão sempre de prontidão e dispostos a cumprir com uma de suas mais lindas e valiosa das missões: salvar vidas. Não é atoa que eles são considerados “os amigos certos nas horas incertas”, também puderas, atualmente é praticamente impossível não relacionar imagem de um bombeiro em uma situação de resgate de vítima de acidentes por exemplo. Isso sem falar no trabalham que eles também realização salvando animais, afinal de contas, “salvar vidas” para eles não tem distinção, mesmo que para alguns poderia ser desnecessários “perder tempo” com determinados tipos de salvamentos, mas para estes bravos guerreiros não existe diferença na missão de salvar vidas, eles a cumprem com amor e bravura toda e qualquer tipo de missão onde uma vida corre perigo. lá estão eles oferecendo o melhor de si.

Apesar de tamanhã bravura, e de  fato ser o “amigo certo nas horas incertas”, eles nem sempre recebem o respaldo e o apoio que merecem, em Barbacena por exemplo, poucas são as autoridades políticas ou não, que estão lá para apoiar com suas presenças os  eventos promovidos por esta gloriosa instituição. Antes mesmo do surgimento do Vertentes das Gerais, eu já participava de diversos outros eventos promovidos na cidade, inclusive os promovidos pelos bombeiros de Barbacena, e uma das coisas que vem me chamando a atenção é o desprestígio da sociedade de um modo geral para com essa instituição. E que não venham dizer que “há momentos ou dia em que já se tenha outros compromisso agendados, mas até ai tudo bem, mas seria pelo menos no mínimo uma atitude educada e de respeito para com esses profissionais enviar representantes, para que desta forma, sua ou suas presenças possam ser lembradas.

As pessoas que estão lendo esta publicação podem estar se perguntando o porque de estar falando deste assunto logo no dia em que estes profissionais estão recebendo as mais diversas formas de homenagens, pelo Dia Nacional dos Bombeiros, sabem porque? Porque as pessoas esquecem de que estes profissionais também precisam do nosso apoio, e uma das formas que se pode apoia-los seria a de contar com as presenças de cada um de vocês, autoridades ou não, nos eventos que estes militares promovem. Para vocês sintonizarem o que estou querendo dizer com este “manifesto”,  no dia da passagem de comando desta instituição. tirando os militares que estavam presentes naquele solenidade, não haviam mais do que 25 pessoas presente no auditório do IF Sudeste prestigiando esta cerimônia, que por sinal, é muito importante não só para eles (militares) e sim, para toda a população de um modo geral, haja visto, que é neste momento que torna-se público de forma oficial o militar que estará a frente do comandando  de uma instituição que abrange mais 50 municípios inseridos nas regiões, do  Campo das Vertentes, Alto Paraopeba e Zona da Mata (parcial).

Mesmo com este outro tipo de “adversidade”, nosso guerreiros seguem de cabeça erguida e com o amor incondicional a profissão que escolheram pra seguir dedicando afinco a missão de salvar vidas. E o que muitos não saibam, é que os bombeiros militar também exercem outras funções, e uma delas, a de fiscalizar imóveis com o intuito de garantindo e o de promover a segurança, preservando vidas, evitando acidentes futuros, dentre outras funções….

Finalizando, parabenizo de um modo geral a todos os bombeiros, militares ou não, que tem em como missão principal, salvar o bem mais preciso que um ser humano possa almejar: a vida!

Nas imagens abaixo, uma e homenagem por meio de fotos, ilustrando momentos dos nosso bravos guerreiros pertencentes a Segunda Companhia Independente de Bombeiros Militar sediada em Barbacena.

 

BQHost Banner Grande 2
Barbacena Shopping