Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Barbacena Shopping

Centenário de Maria Leite de Castro Coutinho (Dona Totoca).

Nesta quarta-feira de outono, 11 de abril, a Coluna Januário Basílio rende homenagens a uma das rosas mais valiosas e admirada do jardim da Cidades das Rosas que completou seu Centenário neste dia. Do alto de sua longa experiência de vida e com extensos serviços prestados a população barbacenense, a simpática Maria Leite de Castro Coutinho, carinhosamente conhecida  como Dona Totoca, completou 100 anos de vida.

A história de vida de Dona Totoca se funde em partes, com a da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, entidade religiosa idealizadora e mantedora da Igreja de mesmo nome localizada em Barbacena, a qual dedica até os dias atuais em participações nas missas e eventos promovidos ou não, pela Irmandade na igreja. A fé e religiosidade sempre estiveram presentes na vida de Dona Totoca, e participar das celebrações religiosas é mais uma das ciosas que ela gosta de fazer. De uma irreverência excepcional, Dona Totoca também “cai na folia” no período carnavalesco, e sempre atrai a atenção dos foliões com a sua energia e vitalidade. em alguns momentos, forma-se filas de pessoas querendo conversar ou mesmo abraçar  a centenária Totoca. Tanto que, o Bloco Recordar é Viver prestou uma linda homenagem a esta simpática velhinha, com direito a “parabéns pra você’.

As homenagens não param por ai, no último domingo (08), Dona Totoca foi homenageada no evento cultural Música na Praça, idealizado e organizado por Lauderley Marioley, e durante entrevista concedida ao jornalista Diego Cobucci, do Jornal Expresso de Barbacena, a homenageada deixou seu coração falar mais alto dizendo: “Todas as vezes em que recebo homenagens meu coração fica pulsante de amor. E sabe por quem? Pela minha Barbacena querida. A minha terra em que amo no profundo do meu coração”.

Quem diria, se grande parte dos barbacenenses tivesse a metade deste amor e carinho por nossa Barbacena, certamente que ela estaria melhor e mais bem cuidada, indiferentemente de quem está no comando do poder do município, pois quem ama, zela e cuida. Sábias e profundas palavras de Dona Totoca.

Ainda falando sobre as homenagens, no próximo dia 15 de abril, domingo, o Coral da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, apresentará um Concerto de Gala para homenagear Dona Totoca. O evento começa às 19:30h, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Barbacena. No Dia 21 de abril, sábado, acontece Missa em Ação de Graças alusiva ao Centenário de Dona Totoca, às 15 horas, na Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte. Finalizando os festejos, no dia 27 de abril, acontece o lançamento do livro, “Totoca, a Centenária Menina”, no Centro Ferroviário de Cultura (CEFEC), localizado na Praça Adriano de Oliveira (Praça da Estação), em Barbacena.

Em nome do Portal de Notícias Vertentes das Gerais, parabenizo nossa ilustre barbacenense, Dona Totoca, por nos permitir te-la junto de nós, desfrutando de sua simpatia, sabedoria e sensibilidade, além é claro de sua fé e do amor por nossa Barbacena. Muita saúde, e paz para a nossa Totoca.

As fotos contidas nesta publicação foram cedidas por Deliane Coutinho, Mariana Mendonça, e também, de minha autoria.

BQHost Banner Grande 2
Barbacena Shopping