Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Comitê apresenta balanço de ações no combate ao mosquito da Dengue em Barbacena

Minas Gerais registrou, em 2019, a segunda maior epidemia de dengue na década, registrando 471.214 casos até o momento. Na contramão do Estado, Barbacena permaneceu com o indicador dentro da incidência esperada, totalizando 83 notificações e 43 casos confirmados – em 2016, por exemplo, houve 2512 notificações e 1712 casos confirmados. Uma das razões para o baixo índice na cidade foi a criação de um Comitê, formado por diversos órgãos, cuja última reunião foi realizada nesta quarta-feira (28), na sede da Secretaria Municipal de Saúde, onde foi apresentado um balanço das ações desde o início do ano e discutidas ações futuras.

Os resultados positivos são vários. Barbacena esteve sempre alerta e, com planejamento, promoveu iniciativas desde antes do surto do mosquito Aedes Aegypti. Destaque para ações de conscientização, com trabalho em escolas, teatros e informativos, parcerias com vários setores, formação de equipes para atendimento de denúncias, cobertura e apoio da imprensa e contratações de novos agentes de combate a endemias, além de cadastro e fiscalização de piscinas na cidade. Os pontos negativos envolvem o acúmulo de lixo em lotes e residências, recusa por parte dos moradores e aumento de acumuladores.

Segundo o Coordenador de Vigilância em Saúde, Maurício Becho, “as ações persistirão, independente do momento. É importante trabalharmos com todos os segmentos envolvidos para impedirmos a proliferação do mosquito. Para isso, o apoio da população também é imprescindível”.

A reunião teve a participação da Secretaria de Saúde e Programas Sociais da Prefeitura de Barbacena, através da Subsecretaria de Promoção e Ações em Saúde, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária; Secretaria de Educação, Desporto e Cultura; Secretaria de Governo, através da Subsecretaria de Comunicação; Serviço de Água e Saneamento (SAS); Guarda Civil Municipal; Setor de Concessões; Escola Preparatória de Cadetes do Ar; 3ª Subseção da OAB; Copasa; e Conselho Municipal de Saúde.

Fonte: Prefeitura de Barbacena.

Leia também:

EPCAR SE CLASSIFICA NO BASQUETE E FUTEBOL PARA A FINAL DA NAE, E NO ATLETISMO É OCTACAMPEÃO

BQHost Banner Grande 2