Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Comitê mantém região Centro-Sul na onda vermelha e suspende flexibilização do comércio

Em reunião do Comitê Extraordinário Covid-19 definiu, nesta quarta-feira (6/1), por manter a macrorregião Centro-Sul de Saúde na onda vermelha do plano Minas Consciente, criado pelo Governo do Estado para retomada gradual das atividades econômicas e segura devido a pandemia causada pelo novo coronavírus. A onde vermelha é a fase mais restritiva do plano onde apenas os serviços considerados essenciais são permitidos o funcionamento, como por exemplo; supermercados, padarias, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência; bares (somente para delivery ou retirada no balcão); açougues, hortifrutigranjeiros; serviços de ambulantes de alimentação; farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop; entre outros…

Também ficou definido o retorno da macrorregião Sul para a onda vermelha. Com a nova determinação, 10 das 14 macrorregiões do estado, Centro, Oeste, Jequitinhonha, Leste, Leste do Sul, Nordeste, Vale do Aço, Sudeste, Centro-Sul e Sul, estão na onda vermelha, a mais restritiva do Minas Consciente.

A macrorregião Centro-Sul é composta pelas microrregiões de saúde de Barbacena, Congonhas, Conselheiro Lafaiete e São João del Rei.

De acordo com o Comitê, a medidas foram tomadas devido ao crescimento de 9% na taxa de incidência da doença em todo o estado nos últimos sete dias.

 

Comércio

O Comitê Extraordinário Covid-19 definiu também que, passado o período das festividades de fim do ano, fica suspensa a flexibilização dada ao comércio em localidades inseridas na onda vermelha de funcionar aberto ao público.

No entanto, qualquer atividade que possa ser realizada de forma remota, como ensino a distância, compras para retirada ou em formato delivery, sem fluxo e contato entre clientes, alunos e usuários, não está sendo alvo de qualquer restrição e não compõe qualquer uma das ondas, estando aptas para o consumo da população.

Estão incluídas, também, atividades e eventos na modalidade de drive thru e drive-in, sem limitação de clientes/usuários. Estas diretrizes requerem, no entanto, a aplicação plena dos protocolos, principalmente, no tocante à segurança dos trabalhadores e no controle da área externa dos estabelecimentos.

A macrorregião Noroeste avançará para a onda verde do Minas Consciente. Nesta etapa está autorizado o funcionamento dos serviços não essenciais com maior risco de contágio, como por exemplo cinemas e bares com música ao vivo. Já regiões Norte e Triângulo Norte estão na amarela. Já Noroeste e Triângulo Sul permanecem na onda verde.

A região Noroeste avançou para a onda verde*, unindo-se ao Triângulo do Sul, que apresentou índices favoráveis para permanência na fase mais flexível do plano, onde é permitida a abertura de serviços não essenciais.

minas-consciente

Foto/capa (arquivo): Januário Basílio.

Leia também:

BARBACENA E SÃO JOÃO DEL REI CONFIRMAM MORTES CAUSADAS PELO NOVO CORONAVÍRUS