Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Comitê sinaliza avanço da microrregião de Barbacena  para Onda Amarela

Na atualização semanal do plano “Minas Consciente” relacionada a classificação dos municípios por microrregiões, divulgada nesta quinta-feira (21), o Comitê Extraordinário Covid-19 optou por classificar a microrregião de Barbacena, composta por 15 municípios, na onda amarela.

Nesta fase do plano, é permitido a abertura de serviços não essenciais, como: bares (consumo no local); autoescolas e cursos de pilotagem;  salões de beleza e atividades de estética; comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo; papelarias, lojas de livros, discos e revistas; lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem; comércio de itens de cama, mesa e banho; lojas de móveis e lustres; imobiliárias; lojas de departamento e duty free; lojas de brinquedos; academias (com restrições); agências de viagem; e clubes.

Apesar do Comitê classificar a microrregião de Barbacena na onda amarela, caberá ao prefeito de cada cidade optar por qual das duas recomendações seguir, ou seja: avançar o manter-se na onda em que foi classificado na reunião anterior.

É importante destacar, que na reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, realizada no final da tarde de ontem (20), a macrorregião Centro-Sul, onde também se encontra inserida a microrregião de Barbacena, foi mantida na onda vermelha do Minas Consciente, fase em que apenas os serviços considerados essenciais estão autorizados a funcionar. Já a microrregião de São João del Rei, composta por 17 municípios, foi mantida na onda vermelha por apresentar aceleração no número de casos. Para classificar a microrregião de Barbacena na onda amarela, o Comitê Estadual considerou que houve melhora nos índices da pandemia nesta microrregião.

Caso o prefeito de Barbacena decidir por avançar de onda, a mudança passa a valer a partir do próximo sábado (23). Um decreto, manifestando a qual onda o município optará, deve sair nas próximas 24 horas, autorizando ou não reaberturas dos principais setores comerciais do município.

Integram a microrregião de Barbacena, além do município de mesmo nome:

Alfredo Vasconcelos, Alto Rio Doce, Antônio Carlos, Capela Nova, Carandaí, Cipotânea, Desterro do Melo, Ibertioga, Paiva, Ressaquinha, Santa Bárbara do Tugúrio, Santa Rita do Ibitipoca, Santana do Garambéu, e Senhora dos Remédios.

Foto (arquivo): Januário Basílio.

Leia também;