O Complexo Hospitalar de Barbacena (CHB) foi selecionado para participar do Projeto Lean Transformação Fase 2, uma iniciativa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI SUS), do Ministério da Saúde. O projeto visa a implantação da cultura de transformação Lean em hospitais públicos e filantrópicos, com acompanhamento de consultores dos Hospitais de Excelência no Brasil.
A seleção do CHB para esta fase do projeto é um reconhecimento aos excelentes resultados alcançados na etapa anterior, o Projeto Lean nas Emergências, em 2023. Naquela ocasião, o hospital demonstrou um desempenho notável na aplicação das ferramentas Lean, o que o credenciou para alçar voos ainda mais altos.

Dentre os resultados mais expressivos do Projeto Lean nas Emergências, destacam-se:
•Redução de 55% no indicador de superlotação (NEDOCS);
•Diminuição de 64% no tempo de permanência do paciente na Unidade de Urgência e Emergência (UUE) até a internação;
•Redução de 46% no tempo de permanência até a alta da UUE, passando de 10 horas para 5 horas e meia.
Todos esses avanços foram alcançados mesmo diante de um aumento de 68% no número de atendimentos mensais, o que demonstra a eficiência da metodologia Lean na otimização de processos e na melhoria da qualidade dos serviços prestados.
A cerimônia de abertura da Fase 2 contou com a presença de representantes da Gestão Municipal de Barbacena, que puderam observar os avanços proporcionados pelo Lean nas Emergências e ressaltaram a importância da iniciativa para a saúde da população de Barbacena.
O Projeto Lean Transformação Fase 2 terá duração de um ano, com visitas mensais de consultores do Hospital Sírio Libanês, Dra Lílian Mesquita Gomes, Médica Especialista e Bruno Freitas, especialista em projetos, que se revezarão em visitas presenciais e online. O objetivo principal desta etapa é otimizar os processos ligados ao Centro Cirúrgico e às unidades de internação e Centro de Terapia Intensiva, visando aumentar o número de cirurgias, melhorar o giro de leitos e reduzir o tempo de permanência hospitalar.
Os encontros mensais tem a presença constante de representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e da Diretoria Assistencial da FHEMIG, o que é fundamental para o sucesso do projeto, pois compartilham a expertise em gestão em saúde e o apoio assistencial.
A participação do Complexo Hospitalar de Barbacena no Projeto Lean Transformação Fase 2 representa um passo importante na busca pela excelência na gestão hospitalar e na oferta de serviços de saúde cada vez mais eficientes e de qualidade para a população.
A Assessora Estratégica do CHB, Vívian Miranda, pontua: “…os resultados que alcançamos na etapa anterior, o Lean nas Emergências, nos motivam a seguir em frente, buscando a excelência no atendimento aos nossos pacientes.”
O Diretor Geral, Claudinei Emídio, destaca que: “…estamos confiantes de que, com o apoio do PROADI SUS e a expertise do Hospital Sírio Libanês, vamos transformar o Centro Cirúrgico e as unidades de internação, oferecendo um serviço cada vez mais eficiente e de qualidade para a população de Barbacena e região.”

Com informações: Divulgação/Hospital Regional Barbacena.