Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Comunidade católica de Barbacena se despede de Padre José Vicente Guedes 

Faleceu na noite desta segunda-feira (05) em Barbacena, aos 86 anos, o padre José Vicente Guedes. Padre Guedes, como carinhosamente era chamado pelos religiosos, nasceu em 19 de julho de 1934, na comunidade de Bom Jardim no município de Carandaí (MG). Em Barbacena, Guedes atuou em diversas paróquias do município, sendo presença marcante nos Jubileus de São José e Nossa Senhora da Piedade, principalmente no atendimento das confissões. Atualmente ele residia na paróquia Bom Pastor, em Barbacena, onde faleceu de causa natural.

Em um comunicado divulgado nas redes sociais, a Paróquia do Bom Pastor, em Barbacena, lamentou com profundo pesar o falecimento do Padre Guedes e, devido a pandemia da Covid-19 a cerimônia fúnebre será restrita aos religiosos, porém os fiéis poderão acompanhar a solenidade pela internet, através dos canais Facebook e YouTube da Paróquia do Bom Pastor, às 9h desta terça-feira (06).

Às 10h30, o corpo de Padre Guedes sairá em cortejo com destino a Paróquia de São José no município de Ressaquinha , onde às 11h30 será celebrada missa com transmissão pela internet, por meio das redes sociais daquela  Paróquia. Às 15h, acontece missa na igreja Matriz de Sant’Ana em Carandaí, com transmissão pela internet, logo após sepultamento no cemitério local.

Padre Guedes foi ordenado padre no dia 08 de julho 1976, sendo designado para auxiliar na Paróquia de São Sebastião em Ponte Nova. Depois no mesmo ano, padre Guedes tomou posse na Paróquia Sant’Ana, em Jequeri, onde atuou por aproximadamente seis anos.

Em Amparo da Serra, trabalhou na Paróquia de Nossa Senhora do Amparo e logo depois foi nomeado pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Capela Nova. Em 1989, padre Guedes assumiu a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade em Rio Espera e em 1993, a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário em Brás Pires. Um ano depois trabalhou como vigário paroquial da Paróquia Sant’Ana em Carandaí.

Em 2012, padre Guedes se aposentou e passou a colaborar na Paróquia Nossa Senhora da Piedade em Barbacena. Em 2013, foi morar na comunidade de Filosofia no Seminário em Mariana.

padre-guedes-foto-02

Foto: Divulgação.

Leia também:

9º BPM DISTRIBUI CENTENAS DE CAIXAS DE BOMBONS E OVOS DE PÁSCOA EM BARBACENA