Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Comunidade de Barbacena inicia festejos  para celebrar a Padroeira dos Músicos

Santa Cecília, padroeira dos músicos, será celebrada nesta semana pela Comunidade Santa Cecília, da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade. O tríduo inicia-se na quarta-feira, dia 14, com missa às 19h.  No domingo, dia 17, missa às 9h30 e procissão pelas ruas do bairro.

A Santa mesmo em meio ao caos da perseguição cristã não negou sua fé perante a todos. Ela converteu muitos corações com suas palavras que diziam as maravilhas e perfeições do poder divino. Todos que conversavam com ela entendiam o quanto sua fé era grandiosa, pois jovem menina foi utilizada como instrumento de bondade celestial para aqueles que ainda não tinham encontrado o caminho do Senhor.

 

Sobre a Comunidade de Santa Cecília

A Comunidade de Santa Cecília iniciou sua caminhada no ano de 1963. Os primeiros passos foram dados dentro do 9º Batalhão da Polícia Militar, aos cuidados do Pe. Hildebrando de Freitas e a continuidade pelo seu substituto como capelão do Batalhão, Pe. Nelson Tafuri. O pároco na época era Pe. Alvim Barroso. As celebrações eram na praça de esportes, em garagens e até em cima de uma carroceria de caminhão.

Os primeiros catequistas começaram suas missões e muitas vezes ministravam a catequese na Escola José Felipe Sad. Em 1970, foi fundada a Legião de Maria – Praesidium Arca e as reuniões aconteciam na Capela de Santa Efigênia dos Militares, dentro do 9º. Batalhão, pois ainda não havia sido construída a Igreja.

Durante um bom tempo, os Movimentos se reuniam na Creche Lúcia Patrus e na sede da Associação dos Reformados da PMMG. Em 1991, um grupo de fiéis teve a ideia de construir a Igreja de Santa Cecília.  Elegeu-se uma primeira diretoria, sendo coordenador Jair Coelho Badaró.

Depois de arrecadar várias prendas, os organizadores realizaram alguns eventos com a finalidade de angariar recursos para a construção da tão sonhada Igreja de Santa Cecília. O projeto idealizado por Carlos Vidal foi levado ao conhecimento do então pároco Pe. Paulo Dionê Quintão, que o aprovou imediatamente. O terreno foi cedido pela Prefeitura de Barbacena, na gestão do prefeito Vicente de Paulo Araújo, em aprovação na Câmara dos Vereadores, como projeto de Lei nº 122/91. A bênção do Cruzeiro se deu em 1992, por Pe. Anacleto Viveiros. Em 1998, a Igreja já estava em pleno funcionamento, com as celebrações, catequese e pastorais.

A Comunidade tem em suas atividades catequese; as pastorais do Dízimo e Batismo; os Ministérios da Palavra e Extraordinário da Comunhão Eucarística, da Música; Terço dos Homens, Legião de Maria, Conferência Nossa Senhora da Guia, Conferência Nossa Senhora da Glória, Conferência São Domingos Sávio de Crianças e Adolescentes – SSVP.

Fonte: Paróquia da Piedade/Foto(arquivo): Januário Basílio.

Leia também:

PARÓQUIA DA PIEDADE REALIZA NOVENA E FESTA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS