Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Nesta segunda feira(19), Conselheiro Lafaiete está completando 226 anos de emancipação política.  Segundo divisões estabelecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas que dividem os estados da federação em mesorregiões e microrregiões,  o município encontra-se inserido na  mesorregião Metropolitana de Belo horizonte e na Microrregião de  Conselheiro Lafaiete, a cidade polariza dezenas de municípios em seu entorno, uma região marcada pela instalações de grandes empresas siderúrgicas que ajudam, ainda que indiretamente, a alavancar a economia da cidade sobre tudo, o comércio e a construção civil.

A formação da Real Vila de Queluz, nome com o qual foi emancipado o município em e 1872, passando ao nome atual em 1934 como forma de homenagear o então, primeiro ministro do Brasil, Lafayette Rodrigues Pereira, que também era jurista, jornalista, proprietário rural, diplomata e político brasileiro  e que mais tarde chegou a governar o município, está diretamente ligada a formação da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição por onde a cidade cresceu e se desenvolveu.

Conselheiro Lafaiete é uma cidade que possui diversos elementos do  tempo do Brasil Império  e a centenária e barroca Matriz de Nossa Senhora da Conceição é o mais importante sobre todos eles. Iniciada a sua construção a base de taipa e madeira em 1732, guarda em seu interior elementos das três fases barrocas do Brasil, além das imagens em madeiras vindas de Portugal, também em seu interior, foram  sepultados os restos mortais de várias personalidades importantes da época, entre elas; o do Barão de Pouse Alegre,  da Baronesa,  e do  filho ilustre da cidade, o Conselheiro Lafayette.

Se destacando como 0 21º maior município de Minas Gerais, com  126.420 habitantes(estimativa IBGE-Jul 2016), Lafaiete está localizada as margens da rodovia BR 040, distante a cerca de 100 km da capital, Belo Horizonte, e a 74 km  de Barbacena, o município tem um comércio forte e diversificado e vem apresentando na área da construção civil um grande aquecimento com a construção de vários condomínios e de prédios comerciais e residencial.

Visitem a galeria de imagens que o Vertentes das Gerais criou a partir dos registros fotográficos realizados na cidade nos últimos dias. Todas as fotos são de autoria do fotógrafo Januário Basílio com exclusividade para o Vertentes das Gerais.