Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Conselho Tutelar de Barbacena tem inscrições abertas para mandato 2020/2023

A Prefeitura Municipal de Barbacena, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), informa que estão abertas as inscrições para membros do Conselho Tutelar no mandato 2020/2023.

Para se candidatar, é necessário que a pessoa interessada tenha mais de 21 anos; seja eleitor em Barbacena; resida no município; tenha concluído o Ensino Fundamental; esteja em gozo dos seus direitos políticos (tenha votado ou justificado o voto na última eleição); esteja em perfeita saúde; e não tenha sido penalizado com a destituição da função de Conselheiro Tutelar nos últimos cinco anos.

O Conselho Tutelar é o órgão responsável pela execução das ações de amparo, proteção e bem estar da criança e do adolescente, utilizando para tais medidas corretivas e punitivas, trabalhando em parceria com o Ministério Público. Seu trabalho é de dedicação exclusiva, tendo remuneração equivalente ao nível I do Quadro de Funcionários Municipal.

O Conselho Tutelar é constituído por cinco membros titulares e membros suplentes, sendo que somente os membros titulares recebem a remuneração. São escolhidos em um processo de três etapas: 1) Inscrição; 2) Participação na prova de conhecimento; e 3) Processo de eleição dos candidatos aptos.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é o órgão responsável pela elaboração da política municipal destinada ao amparo, proteção e bem estar da criança e adolescente. É responsável também pelo processo de escolha do Conselho Tutelar, sendo o trabalho dos seus membros de caráter gratuito.

As inscrições para o Conselho Tutelar teve início nesta segunda-feira (13) e termina no dia 14 de junho. As inscrições devem ser realizadas na Coordenadoria de Apoio aos Conselhos, situada na Praça Conde de Prados, s/n, no Centro de Barbacena. Maiores informações: (32) 3339-2073.

Clique aqui para conferir o edital na íntegra

Fonte: Prefeitura de Barbacena/foto (arquivo): Januário Basílio.

Leia também:

ESTUDANTES DE BARBACENA PARTICIPAM DE BLITZ EDUCATIVA NO MAIO AMARELO