Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Contagem tem 80 casos suspeitos e 6 confirmados de febre maculosa em 2019

Dos seis casos confirmados, há 4 mortes de quatro pessoas da mesma família.

A Secretaria de Saúde de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, afirmou nesta quinta-feira (4) que investiga 80 casos suspeitos de febre maculosa na cidade neste ano. Seis casos foram confirmados, destes quatro pessoas morreram. As quatro vítimas são da mesma família.

Ainda segundo a secretaria, cerca de 100 carroceiros vão passar por treinamento de como utilizar carrapaticidas nos animais, com o objetivo de reduzir o número de parasitas, uma vez que o cavalo é um dos principais hospedeiros do carrapato-estrela, transmissor da doença.

No dia 24 de junho, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde fizeram vistorias no bairro onde os quatro mortos da mesma família moravam, que fica no limite com a capital mineira. Com roupas especiais e lanternas, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Programa de Recuperação e Desenvolvimento Ambiental da Bacia da Pampulha vistoriaram um terreno particular que fica no bairro Vila Boa Vista, na divisa das duas cidades. Eles caminharam pelo leito dos córregos do Muniz e Água Funda.

Segundo o diagnóstico apresentado pelo programa de manejo de capivaras de Belo Horizonte, há a possibilidade de elas estarem vivendo no local. O horário foi escolhido por causa dos hábitos noturnos do animal.

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que intensificou as ações nas áreas consideradas de risco para transmissão.

A transmissão da febre maculosa em seres humanos ocorre pela picada do carrapato infectado com a bactéria causadora da doença.

Fonte: G1 Minas Gerais

Leia também:

BOMBEIROS MILITARES DE BARBACENA RESGATAM CRIANÇA PRESA EM APARTAMENTO

BQHost Banner Grande 2