Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Covid-19: Estado de calamidade pública é prorrogado até junho de 2022 em SJDR

Medida foi adotada devido o surgimento de novas cepas do coronavírus e dos riscos à saúde pública. Decreto foi publicado no Diário Oficial do Município na última terça-feira (28)

A Prefeitura de São João del Rei decidiu manter o estado de calamidade pública por causa da pandemia de Covid-19 até 30 de junho de 2022. A prorrogação foi feita através de decreto assinado pelo prefeito Nivaldo Andrade (PSL), publicado no Diário Oficial do Município (DOM) da última terça-feira (28).

Conforme o documento, a prorrogação considera o surgimento de novas variantes do novo coronavírus, “exigindo assim a continuidade de ações emergenciais para conter a pandemia e minimizar seus efeitos sociais e nas finanças públicas do município”.

O decreto ainda considera a necessidade de frear a disseminação da Covid-19 por causa dos elevados riscos de saúde pública. O estado de calamidade pública no município está decretado desde abril deste ano.

“Esse decreto foi feito com o intuito de assegurar uma proliferação do vírus visto que a ômicron está circulando e o Prefeito, com o intuito de assegurar possíveis compras de medicamento […] Nós estamos no Minas consciente e pode haver algumas questões do governador, se ele vai dar continuidade ou não”, pontuou o secretário de Saúde, Renê Marcos Fernandes.

O município ainda deve ser submetido à deliberação da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) e ter aprovação dos deputados estaduais. Ele diz respeito a ações emergenciais necessárias para o combate à Covid-19 que podem comprometer as finanças públicas e as metas fiscais estabelecidas.

 

Situação epidemiológica

Segundo boletim epidemiológico emitido pela Prefeitura na última semana, São João del Rei tem 10.277 casos confirmados de Covid-19 e 242 vidas pedidas desde o início da pandemia.

Até o dia 20 de dezembro, eram 6 pacientes internados em unidade hospitalar e 90 em isolamento domiciliar, que testaram positivo.

A Prefeitura não divulga vacinômetro. Conforme dados do painel da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), são 77.790 pessoas vacinadas com a 1ª dose na cidade.

Fonte: G1 Zona da Mata/foto (arquivo):  Januário Basílio.

Leia também:

ZEMA SANCIONA LEI APROVADA PELA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA QUE CONGELA IPVA 2022