Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Covid-19: Médicos da Santa Casa de SJDR relatam ocupação máxima de leitos de UTI

Médicos da Santa Casa de Misericórdia de São João del Rei alertaram que o hospital atingiu a capacidade máxima de ocupação nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por causa do aumento dos casos de Covid-19 no município e na região do Campo das Vertentes.

Em vídeo publicado nas redes sociais na noite de sábado (12/12), o provedor da instituição, o médico Carlos Antônio Neves Teixeira, afirmou que esta situação ocorre há cerca de dez dias, desde o início do mês de dezembro.

De acordo com o boletim do hospital, no sábado (12), a Santa Casa tinha 18 pacientes internados em área especial para Covid-19, o maior número registrado desde o início da pandemia. Conforme o boletim de domingo (13) da Prefeitura de São João del Rei, este número caiu para 14 internados na UTI, após três pacientes receberem alta clínica.

reprodução-video-santa-casa-foto-01jpg

“A gente consegue ter alguma rotatividade dos leitos com alguns pacientes com gravidade menor, mas infelizmente o que nós temos visto atualmente são os pacientes chegando cada vez mais graves, cada vez precisando de mais tempo de internação. Eu entendo que o coronavírus não deve ser temido, mas ele deve ser respeitado. As pessoas perderam muito o medo em relação ao vírus, e acho que não precisa ter medo, mas precisa ter respeito”, afirmou o médico coordenador da área de Covid, Sérgio Veloso.

O cenário noticiado na Santa Casa de Misericórdia mostra sinais de colapso na rede hospitalar da cidade. Desde março, São João del Rei registrou 1.466 casos confirmados do novo coronavírus e 25 óbitos. Do total 1.139 são considerados pacientes recuperados da doença.

Além dos leitos de UTI da Santa Casa, a ocupação também está alta em outras unidades do município: no domingo (13), 16 pessoas estavam internadas em leitos especiais para Covid-19, incluindo UTI, no Hospital Nossa Senhora das Mercês e um paciente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Todas estas internações são de pacientes com confirmação ou suspeita da doença.

A Prefeitura de São João del Rei afirmou que uma reunião entre o prefeito Nivaldo Andrade (PSL) e o provedor da Santa Casa, Carlos Antônio Neves Teixeira, ocorre na terça-feira (15) para discutir a habilitação de novos leitos na instituição. Segundo o Executivo, alguns leitos de UTI foram desativados ao longo do ano, entretanto, a Administração Municipal não soube precisar o número de unidades.

‘A guerra não acabou’

reprodução-video-santa-casa-foto-02

No vídeo, os profissionais de saúde fazem um apelo à população para o cumprimento do protocolo sanitário, como uso de máscaras e higienização das mãos, além de pedir para que as pessoas evitem aglomerações e reuniões neste fim de ano.

“A guerra não acabou, pelo contrário. Agora é nosso pior momento. Eu sou mãe, eu sou filha, eu sou esposa e nesse momento eu sofro porque enquanto nós estamos lutando na assistência para salvar os nossos e de todos, infelizmente a gente vê muitas pessoas que não estão entendendo que a guerra continua, o inimigo está muito mais perto do que antes, e ele parece que está cada vez mais forte, e a gente está cansado”, desabafou a médica infectologista Janaína Teixeira em trecho do vídeo.

Durante o comunicado do corpo clínico, os médicos afirmaram que estão trabalhando para aumentar o número de leitos e vagas disponíveis, mas alertaram que enfrentam outra grande dificuldade: a escassez de profissionais de saúde para trabalharem nas UTIs.

“A Santa Casa tem trabalhado na capacidade e dificuldade para encontrar médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem para aumentar os leitos. Não é simplesmente abrir um leito e colocar equipamentos, a gente precisa colocar qualidade no atendimento à população”, afirmou o diretor técnico do hospital, Alysson Dângelo de Carvalho.

Fonte: G1 Zona da Mata/foto (capa):Divulgação/Santa Casa -SJDR.

Leia também:

CIDADES DO ALTO PARAOPEBA PLANEJAM NOVA UNIDADE DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS