Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Mostra de Artes Cênicas “Tiradentes em Cena” termina neste sábado

A programação da Mostra de Artes Cênicas de Tiradentes segue até este sábado (21/11) com apresentações dos mais variados gêneros: espetáculos, música, dança, exposições, oficinas, intercâmbios e rodas de conversa fazem parte das atividades que pretendem estimular a reflexão e entreter o público, com respeito às recomendações de autoridades sanitárias para evitar a propagação de Covid-19. A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) é parceira cultural do festival, cujo evento de abertura, no dia 18 de novembro, contou com a participação do secretário da pasta, Leônidas Oliveira.

Em sua oitava edição em 2020, a Tiradentes em Cena acontece entre os dias 18 e 21 de novembro, tem o amor como tema e traz à tona assuntos como racismo, inclusão, liberdade e resistência. “O festival sempre acontece em maio, mas com todo esse cenário, fizemos em novembro. Neste momento de pandemia e isolamento, em que a classe artística foi uma das mais afetadas, faz-se necessário retomar a renda e a possibilidade de trabalho do meio artístico. Somos uma equipe formada por pessoas que acreditam na arte, na pluralidade, na diversidade e no poder de transformação e na inclusão da cultura. A produção cultural é importante para a cadeia produtiva, pois gera empregos, rendas, impostos, promove circulação de espetáculos, gera trocas. Por isso vamos resistir com amor”, ressaltou a idealizadora da mostra, Aline Garcia.

A programação pode ser acessada AQUI e acompanhada pelo canal da Tiradentes em Cena no Youtube. Toda a produção desta oitava edição foi pensada de forma a garantir a segurança de técnicos, produtores, artistas e toda equipe.

Homenagem

A atriz e fundadora do Grupo Galpão, Teuda Bara, que completará 80 anos em janeiro de 2021, é a homenageada desta edição da Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena.  A atriz, que atuou na maior parte dos espetáculos do grupo, viveu entre o Quebec e Las Vegas no início dos anos 2000 para, a convite do renomado diretor Robert Lepage, participar do espetáculo “K.Á.”, do Cirque Du Soleil. De volta ao Brasil, em 2007, retomou sua carreira pelos palcos e ruas brasileiros, ao lado do Galpão. Estreou, em 2015, a peça “Doida”, produção independente que ela própria encabeçou e na qual divide a cena com seu filho Admar Fernandes.

A Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena é realizada com o patrocínio da Eletrobras Furnas, Secretaria Especial de Cultura, Governo Federal e Ministério do Turismo. A Mostra conta com parceria cultural da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), entre outros, e com apoio do Curso de Teatro da Universidade Federal de São João del Rei (COTEA),  SESI FIEMG, IPHAN, Prefeitura Municipal de Tiradentes, Conecta, Sobrado Cultural Aimorés, Associação Empresarial de Tiradentes (ASSET), Campus Cultural UFMG e Fundação Rodrigo Melo Franco de Andrade, empresários e amigos de Tiradentes.

Fonte: Agência Minas/foto (arquivo): Januário Basílio.

Leia também:

INSCREVA-SE NAS OFICINAS GRATUITAS DE VÍDEOS PARA REDES DIGITAIS E BORDADO ARTÍSTICO