A Defesa Civil Municipal faz um alerta à população sobre a previsão de fortes chuvas neste final de 2017. A previsão para os próximos dois dias (sábado e domingo) é de quase de 100 milímetros de precipitação (incluindo o de hoje, sexta feira), de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)

Para esta sexta, o previsto é de 39 milímetros de chuvas; para o sábado (30), 31 milímetros; e para o domingo (31), 27 milímetros. Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Nilton Matos, as chuvas estão mais fortes se comparadas a 2016. ”Por isso, é importante que a população fique atenta. Neste período, há muita precipitação e pancadas de chuva intensas, com raios, trovões e ventania”.

A Defesa Civil, atendendo a deliberação do prefeito Luis Álvaro, tem trabalhado para atender a todas as regiões do município com eficiência em casos de urgência e emergência. Para isso, é parceira de vários órgãos de segurança pública, como o Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Defesa Civil Estadual, Polícia Militar e brigadistas voluntários, além da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), Serviço de Água e Saneamento (SAS) e Copasa, com o apoio dos veículos de imprensa para divulgas as informações.

Nesta quinta-feira (28), as equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal estiveram no bairro João Paulo II para realizar uma ação preventiva, visitando áreas em situação de risco.

Os principais pontos monitorados de Barbacena são os bairros Funcionários, Floresta, Guarani (Caeté), João Paulo II, Nossa Senhora Aparecida, Nova Cidade, Nova Suíça, Nove de Março, Passarinhos, Pontilhão, Santa Maria, São Pedro e os distritos Colônia Rodrigo Silva, Ponte do Cosme e Pinheiro Grosso, na área próxima ao gasoduto.

A Defesa Civil Municipal conta com a compreensão e colaboração da população de Barbacena. Também pede aos moradores que sigam as orientações dos agentes envolvidos. O órgão está à disposição da população, por meio do telefone (32) 3693-8501. O contato pode também ser feito através da Guarda Municipal pelo telefone 153. Em caso de emergência, a Polícia Militar (190) e o Corpo de Bombeiros (193) também podem ser acionados.

Fonte: Prefeitura de Barbacena.

Foto/arquivo: Januário Basílio.