Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Defesa Civil de Minas Gerais emite Nota sobre instabilidade em barragens

Nota oficial – Barão de Cocais e Itatiaiuçu, divulgada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil

Informamos que, na data de ontem, dia 7 de fevereiro de 2019, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil recebeu uma notificação oriunda da Agência Nacional de Mineração (ANM), informando que a empresa responsável por atestar a estabilidade da barragem Sul Superior, localizada no município de Barão de Cocais e de propriedade da empresa Vale, não atestou a estabilidade da referida barragem.

Imediatamente foi solicitada, por esta Coordenadoria, à ANM, uma vistoria técnica in loco, tendo sido disponibilizado, inclusive, o apoio de aeronave para o transporte das equipes. após a vistoria foi emitido parecer pela ANM elevando o nível de emergência para 2 e recomendando, preventivamente, a imediata evacuação da área de dam break (possível área de alagamento na hipótese de rompimento da barragem).

No que se refere à Mina de Serra Azul – barragem de rejeitos localizada no município de Itatiaiuçu e de propriedade da empresa ArcelorMittal – a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil esclarece que, na data de ontem, após a notícia concernente à barragem Sul Superior, recebeu notificação da ANM, informando que a Mina de Serra Azul apresentava indicadores de segurança abaixo da normalidade e recomendando, também em caráter preventivo, a imediata evacuação da área de dam break.

Ambas as barragens se encontram com nível de emergência classificado com o grau 2 e as evacuações das áreas estão ocorrendo sob a coordenação da Defesa Civil de Minas Gerais, cumprindo o previsto no Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). As ações estão sendo operacionalizadas pelas empresas responsáveis pelas barragens e acompanhadas por equipes da Defesa Civil de Minas Gerais, Polícia Militar de Minas GeraisCorpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e Defesas Civis Municipais.

No município de Barão de Cocais houve acionamento de sirene por volta das 2h30min e as pessoas que residem na área de risco foram encaminhadas para o ponto de concentração para alocação em hoteis. Já no município de Itatiaiuçu, não houve acionamento de sirene. As equipes da Defesa Civil de Minas Gerais, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros se deslocaram às residências localizadas na área de risco e procederam ao encaminhamento das pessoas para o ponto de concentração e posteriormente para hotéis.

Esclarecemos a todos que a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, em cumprimento ao disposto na Lei n. 12.608, de 10 de abril de 2012, atua de forma preventiva visando reduzir os riscos de desastres. Desta forma, informamos que não houve rompimento das barragens nos municípios de Barão de Cocais e Itatiaiuçu e que a evacuação das áreas de dam break possui caráter preventivo, cujo objetivo é, tão somente, promover a preservação de vidas na hipótese da ocorrência de desastres envolvendo as barragens supracitadas.

Gabinete Militar do Governador – Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec)

Fonte: Agência Minas/Foto: Barragem em Itatiaiçu/Globocop

Veja também:

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/02/08/cerca-de-500-pessoas-foram-retiradas-de-suas-casas-por-causa-de-barragem-da-vale-em-barao-de-cocais-em-mg.ghtml

GOVERNO DE MINAS ANUNCIA ESCALA DE PAGAMENTO DE FEVEREIRO E MARÇO