Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Defesa Civil de Minas Gerais monitora barragens após tremor em Congonhas

Cidade abriga barragem Casa de Pedra da CSN; empresa disse que não identificou dano na estrutura. Segundo UnB, tremor foi de magnitude 3.2.

A Defesa Civil de Minas Gerais realizou inspeções nas barragens que ficam em Congonhas, na Região Central de Minas Gerais, após o tremor de terra sentido pela comunidade na noite desta segunda-feira (25). De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o epicentro do tremor aconteceu no território de Belo Vale, também na Região Central, às 20h27 e teve magnitude de 3.2.

Segundo o tenente-coronel Flávio Godinho, a Defesa Civil acompanha funcionários das mineradoras Vale e CSN na observação de estruturas na cidade.

“O órgão fiscalizador que atesta a segurança das barragens é a Agência Nacional de Mineração (ANM) e esse será nosso contato ao longo do dia. A Defesa Civil permanece na cidade para fazer contato com as autoridades, acompanhar novas inspeções e dar à população segurança para dar continuidade a sua vida”, disse Godinho.

A ANM informou que, nesta manhã, técnicos vão vistoriar a barragem Casa de Pedra, da CSN, além das barragens de Forquilha I, II, III e IV, no Complexo da Mina de Fábrica, da Vale.

A cidade abriga a barragem Casa de Pedra, da CSN Mineração, uma das maiores em área urbana do país. Em janeiro deste ano, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) informou que a estrutura possui um maciço com aproximadamente 76 metros de altura, com capacidade de acumular cerca de 50 milhões de m³ de rejeito.

Durante a noite, moradores das imediações da estrutura deixaram suas casas assustados. Não há registro de vítimas e danos materiais.

CSN diz que não há dano na Casa de Pedra

A CSN afirmou que o tremor não provocou danos a estrutura da Casa de Pedra e demais estruturas da empresa. Disse ainda que os técnicos seguem monitorando a situação no local.

“A CSN Mineração informa que o tremor sentido em Congonhas na noite de hoje (25/11) não causou nenhuma anomalia na estrutura da barragem Casa de Pedra. Também não houve nenhum dano nas demais estruturas da unidade. Nossas equipes seguem monitorando a situação, além de estar em contato com as autoridades competentes para saber o que ocasionou o tremor”, diz a nota.

UnB registra tremor

O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) registrou o epicentro do tremor em Belo Vale, às 20h27, com magnitude de 3.2. Belo Vale fica perto de Congonhas, Moeda e Ouro Preto e está a cerca de 50 quilômetros de Belo Horizonte.

Fonte: G1 Minas Gerais/Foto/reprodução: TV Globo Minas.

Leia também:

MILITARES DA EPCAR PARTICIPAM DE CURSO PROMOVIDO PELA POLÍCIA MILITAR