Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

DEFESA CIVIL ESTADUAL VAI ENVIAR GALÕES DE ÁGUA PARA AUXILIAR NO ABASTECIMENTO EM BARBACENA

A Defesa Civil de Minas Gerais vai enviar galões de água e copos de água mineral para auxiliar a população de Barbacena, que chegou ao quarto dia de desabastecimento nesta segunda-feira (15).

A expectativa é de que sejam recebidos 336 galões de 5 litros e outras 336 caixas de copos de água mineral de 200 ml na terça-feira (16). Ainda conforme informações da Defesa Civil estadual, um caminhão-pipa da pasta estadual também deve ser enviado ao município.

Durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (15), a Prefeitura atualizou as informações. Até a normalização do serviço, caminhões pipa têm abastecido hospitais, asilos, prédios de forças de segurança e outros pontos considerados prioritários.

Conforme o diretor do Serviço de Água e Saneamento (SAS), Daniel Salgarello, cerca de 80% do fornecimento continua paralisado no município. Outros 20% da captação é feita no Córrego Pinheiro Grosso, local onde não houve impacto.

Ainda durante a coletiva, a Prefeitura informou uma obteve uma nova liminar que obriga a RR Petróleo Transporte de Combustível Ltda, responsável pelo veículo acidentado, a enviar outros 40 caminhões-pipa ao município. A reportagem fez contato com a empresa, que disse não ter tomado conhecimento da decisão.

Mais cedo, uma outra liminar determinou que a empresa custeie todos os gastos para a realização das análises da água, bem como uma multa diária no valor de R$ 140 mil para cada dia de descumprimento.

 

Laudo não teria apontado contaminação

Na tarde desta segunda, pouco depois do encerramento da coletiva, a RR Petróleo Transporte de Combustível Ltda divulgou um laudo técnico que comprovaria que a qualidade da água não teria sido prejudicada.

“Desde o dia do acidente foram colhidas amostras de água do Rio das Mortes, próximo ao local do acidente e, como se observa no laudo em anexo, não foi detectada a presença de óleos e graxas no referido curso d´água”.

A reportagem fez contato com a Prefeitura, que não retornou até a publicação desta matéria para comentar a divulgação do laudo.

A nota da empresa também alega que as medidas adotadas pelo Executivo municipal, suspendendo o fornecimento de água seriam apressadas e em desacordo com as autoridades ambientais que atuavam na ocorrência.

Ainda conforme a RR Petróleo Transporte de Combustível Ltda, o motorista que conduzia a carreta segue em observação no Hospital Regional de Barbacena, com uma queimadura no braço esquerdo. Ele não corre risco de morte.

Fonte: G1 Zona da Mata/foto (arquivo): Januário Basílio.

Leia também:

BARBACENA SEGUE SEM PREVISÃO NO REESTABELECIMENTO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA