Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena tem novo Comandante

Tenente Mauro assume o cargo de Comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena

No Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena (DTCEA-BQ), sediado em Barbacena (MG), que tem como missão a execução, eminentemente descentralizada, das atividades operacionais, técnicas e administrativas, diretamente vinculadas ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, na área definida como de sua responsabilidade, na manhã desta quinta-feira (09/01), no Hangar de Operações do Aeroporto Major-Brigadeiro Doorgal Borges, ocorreu a passagem de comando do Destacamento, do primeiro Tenente Especialista em Comunicações Paulo Garcia de Souza Filho ao Tenente Especialista em Comunicações Mauro Evangelista da Silva. A solenidade foi presidida pelo comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, contando com a presença de militares da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), familiares dos comandantes substituto e substituído, autoridades locais e convidados.

O Tenente Garcia estava no comando desde o ano de 2017 e dentro deste período teve a satisfação de ver o DTCEA-BQ participar de importantes projetos dentro da Força Aérea Brasileira (FAB), como a instalação do DME0200, construído com tecnologia nacional. Portanto, durante a leitura do seu discurso de despedida, o oficial destacou as dificuldades encontradas, o apoio recebido pelas instituições locais e autoridades e o comprometimento do efetivo, sendo o fator primordial para as vitórias alcançadas durante este período. “O crescimento e a evolução da aviação impõem ao Brasil o desafio constante da atualização técnico-operacional. Em consonância a essa realidade, no período do meu Comando, vários foram os desafios enfrentados e vencidos. Agradeço a todos que nos auxiliaram e, destaco, todo o efetivo do DTCEA-BQ, valorosos guerreiros que ombrearam comigo e marcharam, lado a lado, na batalha diária das nossas tarefas”, discursou.

Durante a solenidade, o Major Aviador Pedro Henrique Gerwing Oliva, representando o Comandante do CINDACTA I, Coronel Aviador Rubem Müller Schneider, fez uso da palavra e ressaltou o trabalho realizado por esta Unidade. “O elevado nível de eficiência, sem abrir mão do ambiente de constante segurança operacional no qual atuam, enaltece ainda mais este Destacamento. Agradecemos os excelentes serviços prestados pelo Tenente Garcia e, com certeza, sabemos que o atual Comando continuará elevando os trabalhos ora desenvolvidos”, enfatizou.

Nascido em Senhora dos Remédios, cidade próxima a Barbacena, o Tenente Mauro ingressou como soldado nas fileiras da FAB e exprimiu a satisfação pelo retorno e responsabilidade em assumir o Comando desta Organização Militar. “Agradeço a Força Aérea pelo retorno, almejando continuar o trabalho até aqui implantado e ter oportunidade de realizar vários projetos em prol da Força Aérea, do DTCEA-BQ e de todo o seu efetivo”, concluiu.

Antecedendo a solenidade, ocorreu a inauguração do retrato do comandante substituído na galeria de retratos dos Comandantes do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena, que ficará localizada no hall de entrada do DTCEA-BQ.

Fonte: Seção de Comunicação Social-EPCAR.

Leia também:

POLÍCIA MILITAR DE LAFAIETE REALIZA SONHO DE JOVEM APAIXONADO PELA INSTITUIÇÃO

BQHost Banner Grande 2