Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Dia do gari: Vertentes das Gerais homenageia os profissionais da limpeza urbana

Neste 16 de maio, quando se comemora o Dia do Gari, é fundamental destacarmos o quanto o trabalho destes profissionais são importante no dia-a-dia da população. Como também é importante, enfatizar o papel da sociedade como um todo na hora do destarte correto do lixo. O número de profissionais deste ramo que se acidentam durante a execução de seus trabalhos ainda é crescente, e muita das vezes estes acidentes são causados durante a coleta de lixo, que nem sempre são acondicionados de forma correta.

Os profissionais da limpeza urbana executam suas atividades com dignidade, respeito, e também de forma digna e honesta. É graças a estes profissionais que as cidades se mantém limpas e os materiais não utilizáveis são recolhidos de nossas casas e estabelecimentos comerciais.

Observando um pouco da rotina de alguns colaboradores do serviço de limpeza urbana de Barbacena, percebi o quanto estes profissionais trabalham com entusiasmo, mesmo em meio as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia durante a execução das tarefas. Tenho a certeza de que algum de vocês já viram nossos garis passando pelas ruas cantando e curtindo suas músicas em rádios ou caixas de som afixados nos caminhões. Alguns deles, mesmo sem o rádio ou equipamento de som, entoam canções durante o cumprimento árduo de seus trabalhos. Ter a desenvoltura e agilidades que estes profissionais possuem para executar as tarefas em tempos cada vez mais corrido, não é pra qualquer um. Para executar a profissão como gari é preciso ter agilidade e preparo físico para que a coleta dos resíduos sejam  realizadas em tempo hábil e de forma correta.

Ainda em Barbacena, vejo relatos dos profissionais pedindo a colaboração da população para que separe de forma correta os objetos perfurantes, tais como: lâminas e vidros, afim de se evitar que se machuquem durante os trabalhos e não aja contaminação em decorrência do descarte irregular. Como também já vi eles agradecerem, por meio de mensagens nas redes sociais, quando um morador deixa um bilhete anexado aos sacos plásticos sobre a presença de objetos perfurantes ou cortantes.

É importante respeitar e valorizar os trabalhos dos profissionais da limpeza urbana, acondicionando os lixos de forma adequada para que não coloque em risco a saúde e a segurança dos garis. E mais do que isso; é preciso olhar e trata-los de forma educada, e, sempre que possível, oferece-los uma água ou até lanhes, pois muita das vezes, a correria na execução dos trabalhos nem sempre é possível interromper os serviços para comprar o adquirir água para beber.

O portal de notícias Vertentes das Gerais parabeniza a todos os profissionais da limpeza urbana de Barbacena e de cidades da região, pela garra e amor com que se dedicam para manter nossas cidades limpas!

Foto (arquivo): Prefeitura de Barbacena e Facebook.

Leia também:

BARBACENA RECEBE PESQUISA DO IBOPE COM TESTES RÁPIDOS PARA CORONAVÍRUS