Uma tradição que se mantem viva há pelo menos 150 anos, passada de geração a geração, com a mesma devoção e fé, que se realiza até os dias atuais. Essa é a chama que tem mantido viva a Festa de Folia de Reis no distrito de Senhora das Dores, município de Barbacena.

A tradição Católica celebrada no dia 06 de janeiro, é uma forma de prestar homenagem os Tês Reis Magos: Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar, que segundo tradição,  viram a Estrela de Belém no céu, e foram ao encontro de Jesus que havia nascido e lhe ofereceram como presente, ouro, incenso e mirra, que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade. Apesar de não se saber com precisão se realmente eram reais, há pesquisadores que acreditam ser eles sacerdotes seguidores de Zaratustra da Pérsia, ou seus conselheiros. Supõe-se que eram três pelo número de presentes oferecidos ao Mestre.

A celebração do Dia de Reis em Senhora das Dores, tem como ponto alto das festividades o dia 06 de Janeiro, que é quando a Folia acontece, percorrendo as ruas do Centro do Distrito em direção a Escola Municipal Monsenhor Lopes, onde os foliões e a comunidade são recepcionados com um jantar, e posteriormente ocorre apresentações dos músicos.

A captação de recursos para a realização da Festa é realizada por meio de doações, através de visitas e apresentações dos Foliões nas residências da comunidade dias antes dos festejos.

E como acontece em cada ano quando da realização da Folia, um família da comunidade fica a frente da organização da festa a qual acolhe a Bandeira dos Santos Reis. E em 2018, a família representada pelos irmãos,  Maria de Lourdes Batista e José  Carlos Batista, são os acolhedores da Bandeira.

A Festa de Folia de Reis realizada no distrito de Senhora das Dores, faz parte do Calendário Oficial de eventos do município de Barbacena, oficializado por meio da Lei Nº 4269/2010.

Foto: Reprodução/Jornal Expresso de Barbacena.