Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Dupla é detida pela PM de Meio Ambiente por transporte ilegal de pássaros silvestre

A Polícia Militar de Meio Ambiente prendeu duas pessoas nesta quinta-feira (21), por transporte ilegal de pássaros da fauna silvestre, popularmente conhecidos como trinca-ferro, no km 196 da MGC-265, proximidade do distrito de Pinheiro Grosso, em Barbacena.

As apreensões aconteceram após recebimento de denúncia anônima, dando conta de que um veículo Fiat Siena estaria trafegando pela MGC-265, entre os distritos de Senhora das Dores e Pinheiro Grosso, transportando pássaros silvestre sem autorização do órgão ambiental competente, sendo que as aves teriam sido capturadas de forma ilegal na região.

De posse das informações, os militares iniciaram rastreamento pela MGC-265 com o objetivo de localizar e proceder a abordagem ao veículo e confirmar a veracidade das informações, quando na altura do km 196, proximidades do distrito de Pinheiro Grosso, o Fiat Siena foi localizado e procedida a abordagem.

No veículo havia dois ocupantes, os quais foram submetidos à busca pessoal, não sendo localizado nada de ilícito. Porém, ao verificar o interior do Fiat Siena os policiais localizaram, no banco de traz, dois pássaros da fauna silvestre, popularmente conhecidos como Trinca-ferro. As aves estavam anilhadas e acomodadas em duas gaiolas de madeira, sendo um pássaro em cada gaiola. Dentro do porta-malas foi encontrado um recipiente de madeira com divisórias, conhecido como transportadeira, contendo 06 pássaros Trinca-ferro, todos sem anilhas, além de um objeto utilizado para apanhar aves, conhecido como “rede apanhadeira”.

De acordo com a Polícia Militar de Meio Ambiente, durante a abordagem e fiscalização não foi constatado sinais de maus-tratos nas aves. Os abordados afirmaram não possuir cadastro de criador de passeriformes ou autorização junto ao órgão ambiental competente para transportar os pássaros. E que residem no estado do Rio de Janeiro, porém teriam deslocado até ao município de Desterro do Melo na última madrugada (21) onde teriam pego as aves para criarem em casa, e que os pássaros não seriam comercializados.

apreensao-pm-meio-ambiente-03jpg

Durante fiscalização minuciosa nas aves, foi constatado que as anilhas dos dois pássaros os selos não apresentavam as medidas estabelecidas pelo “SISPASS”, apresentando indícios de falsificação de selo público.

Diante do flagrante, os ocupantes do veículo foram presos em flagrante por, em tese, terem cometidos crimes de falsificação de selo público e por transportarem pássaros da fauna silvestre sem autorização do órgão ambiental competente, conforme prevê a legislação vigente.

Os suspeitos foram encaminhados à Delegacia Regional de Polícia Civil de Barbacena, e autuados por crimes ambientais, sendo lavrados em desfavor de cada um deles autos de infrações no valor de R$ 13.291,28. O veículo foi removido ao pátio do depósito credenciado.

Fonte: PM Meio Ambiente.

Leia também:

HOMEM COM MANDADO DE PRISÃO EM ABERTO É DETIDO NA REGIÃO CENTRAL DE BARBACENA