Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Atletas de MG conquistam série de medalhas em provas de atletismo dos Jogos Universitários

A 68ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) foi realizada entre os dias 10 e 18 de outubro em Brasília (DF) e será lembrada por muitos estudantes-atletas de atletismo da delegação de Minas Gerais, que ganharam medalhas durante o evento, considerado a maior competição esportiva universitária da América Latina.

Tiago Lemes da Silva é estudante de Educação Física e campeão da prova masculina de 400m rasos. Ele conta que, na infância, gostava de esportes. Na adolescência já começou a correr, mas foi iniciar os treinos de atletismo aos 18 anos de idade.

“(O JUBs 2021) foi minha primeira vez participando de uma competição universitária. Mas já participei de outras competições em nível estadual e nacional também. Esse ano fui convocado para competir a seletiva para as Olimpíadas”, revela.

O corredor relata que a sensação de voltar para casa com a medalha é “inexplicável”. “Foquei muito para garantir o primeiro lugar e ele veio. Graças a Deus, a missão foi cumprida e mais um objetivo alcançado”, comenta.

Também graduando em Educação Física, João Vitor Honorato conquistou o primeiro lugar na prova de salto com vara. Ele revela que está muito feliz por ter sido o campeão da prova, mas admite que tem boas expectativas para os próximos eventos. “Sei que consigo fazer melhor, então é treinar para que na próxima vez eu possa fazer aquilo que venho apresentando nos meus treinos”, pontua.

Perguntado sobre o sentimento de conquistar o mais alto lugar do pódio, João Vitor responde que “ser campeão nacional foi um sonho realizado na minha vida! E o prazer de trazer um retorno para todos aqueles que me ajudaram financeiramente para participar da competição não tem preço”, afirma.

Ele finaliza que considera o esporte como algo de suma importância para a própria trajetória pessoal. “Tudo que conquistei hoje, como meu trabalho e meus estudos, foi graças ao esporte, que tomei um rumo diferente diante da vulnerabilidade social onde eu moro”, frisa.

Já João Victor Ferreira, estudante do curso interdisciplinar em Ciências Humanas, alcançou o primeiro lugar no pódio na prova de lançamento de disco. Ele, que treina desde quando tinha 14 anos de idade, participou, pela primeira vez dos Jogos em 2021.

João Victor revela que, antes da edição do JUBs, os treinos tiveram uma carga “média/intensa e com muito volume”. E, ao ser perguntado sobre o sentimento de alcançar o mais alto lugar do pódio, ele responde que é uma “sensação de que todo o tempo e trabalho foram bem utilizados e que a missão foi cumprida”.

Ingrid Ellen, também estudante de Educação Física, por sua vez, conquistou três medalhas em três provas diferentes: ouro no lançamento de dardo, prata na prova 4×100 e bronze no heptatlo.

Perguntada sobre a avaliação da própria performance na competição, Ingrid responde que sai “muito satisfeita com meu resultado, fruto de um trabalho que envolveu várias pessoas, entre elas, a minha nutricionista Ana Bárbara e o meu treinador Pablo Ramon”.

Um dos técnicos de atletismo da delegação de Minas Gerais durante os Jogos Universitários deste ano, Pablo Ramon, confirma que “foi uma boa participação! Qualitativamente falando, a gente levou uma seleção forte e a ideia é justamente essa: nos irmos elevando o nível pouco a pouco para que a gente não tenha só uma competição de participação, mas uma ‘competição de competição’ mesmo”.

Recém-ingressa do curso de Licenciatura em Educação Física, Hellen Cristina alcançou a medalha de prata na prova feminina de 5.000m e medalha de bronze na de 10.000m.

Ela revela que, antes do evento, vinha realizando uma série de treinos na rua e mesmo em casa, e acredita que “poderia ser melhor”. Ela que treina desde 2014, quando tinha cerca de 15 anos, aponta que considera a prática esportiva como “terapia, lazer, diversão, compromisso e onde me sinto bem”.

“Foi através do esporte e do projeto Cria Lavras, que cresceu em mim a vontade de cursar o ensino superior, graças ao saudoso professor doutor Fernando Roberto de Oliveira (falecido). Então o esporte mudou mais que minha vida: fez e faz a diferença todos os dias”, reflete.

O projeto Cria Lavras Atletismo é possui um cunho social-educacional. “A intenção é que crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica sintam-se atraídas e pertencidas ao ambiente universitário. Então nós as trazemos, através do esporte, para dentro da universidade para que se sintam motivadas a quererem ingressar ali”, explica Pablo.

Outra medalha conquistada por Minas Gerais foi na prova de arremesso de peso, disputada pelo estudante-atleta Rodrigo Nunes. Ele aponta que conheceu a modalidade na faculdade, aos 17 anos.

“No geral, minha performance foi melhor que o esperado, já que além de conseguir melhorar minha marca nas duas provas que competi (arremesso de peso e lançamento de disco), consegui medalhar com o bronze no arremesso. Considerado que a ‘missão foi cumprida’. A alegria em poder trazer a medalha para casa é muito grande”, comemora.

 

Confira os mineiros que conquistaram medalhas nas provas de atletismo durante o JUBs 2021:

OURO

-João Victor Ferreira (UFJF) – atletismo (lançamento de disco / masculino)

– Jainy Barreto (UFLA) – atletismo (400m / feminino)

– Tiago Lemes (Pitágoras – BH) – atletismo (400m rasos masculino)

– João Vitor Honorato (Unica) – atletismo (salto com vara / masculino)

– Ingrid Ellen (UFLA) – atletismo (lançamento de dardo / feminino)

– Islane Lopes (UFLA) – atletismo (400m com barreiras / feminino)

– Camila de Paiva (UFLA) – Atletismo (100m com barreiras / feminino)

– Rafaela Cristine (Pitágoras – Poços de Caldas) – atletismo (arremesso de peso / feminino)

– Jenifer Nicole (UFLA) – atletismo (heptaplo)

– Camila de Paiva (UFLA), Islane Pereira (UFLA), Jainy Suelen (UFLA) e Jenifer Norberto (UFLA) – atletismo (revezamento 4×400 / feminino)

 

PRATA

– Francisco Lima (UFJF) – atletismo (10.000m / masculino)

– Rafaela de Paiva (Pitágoras – Poços de Caldas) – atletismo (lançamento de disco / feminino)

– Camila Paulino de Paiva (UFLA) – atletismo (100m rasos / feminino)

– Islane Pereira (UFLA) – atletismo (800m rasos / feminino)

– Camila de Paiva (UFLA), Ingrid Moreira (UFLA), Jainy Suelen (UFLA) e Jenifer Norberto (UFLA) – atletismo (revezamento 4×100 / feminino)

– Hellen Cristina (UFLA) – atletismo (5.000m / feminino)

 

BRONZE

– Hellen Cristina (UFLA) – atletismo (10.000m / feminino)

– Rodrigo Nunes (UFU) – atletismo (arremesso de peso / masculino)

– Raphaela Diesse (UFJF) – atletismo (lançamento de dardo / feminino)

– Jenifer Nicole (UFLA) – atletismo (salto em altura / feminino)

– Ingrid Moreira (UFLA) – atletismo (heptaplo)

 

Sobre o evento

A edição 2021 dos Jogos Universitários Brasileiros foi a primeira vez que o evento acontece desde março de 2020, quando o novo coronavírus começou a avançar pelo Brasil.

Ao todo, a delegação de Minas Gerais participou com mais de 100 estudantes-atletas.

jogos-universitários-foto-credito-arthur-raposo-gomes-02

Com informações e fotos: Arthur Raposo Gomes.

Leia também:

ESTUDANTES DA UFMG CONQUISTAM MEDALHAS NOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS