Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

É  de família! 9 anos depois, filho conquista medalha de karatê igual a do pai durante jogos universitários

Se ganhar uma medalha em uma competição esportiva é algo marcante para todo atleta, imagina o sentimento de conquistar a mesma medalha, na mesma modalidade, que o seu próprio pai obteve há anos. Esse é o caso de Fernando Vital Filho e Fernando Vital, que, respectivamente, em 2021 e 2012, alcançaram o terceiro lugar no pódio no karatê durante a edição nacional dos Jogos Universitários.

Fernando Vital Filho, que faz graduação em Matemática, treina karatê desde os seis anos de idade, já participou de outros campeonatos nacionais e internacionais relacionados a arte marcial, mas o JUBs 2021 foi a sua primeira competição universitária.

“Desde o início da pandemia, participei apenas de alguns campeonatos virtuais e os treinos também eram poucos, por conta da Covid-19 e também pela faculdade. Então voltar a competir depois de um ano, em um evento nesse nível e ainda sair com o 3º lugar foi espetacular”, afirma – relevando que, inicialmente, não tinha expectativa de voltar com a medalha, mas sabia que daria o seu máximo.

Ele afirma que, antes do evento, “os treinos físicos foram poucos, pela própria pandemia e pelas atividades da faculdade. Mas meu preparo psicológico está em constante treinamento”. “Cheguei na competição muito certo dos meus limites e sabendo que daria meu máximo”, avalia.

 

Coincidência de família

O cirurgião-dentista Fernando Vital (o pai) comenta que, antes do evento, existia a esperança que o filho conquistasse um lugar no pódio. “Porém, como era uma competição que não sabíamos quem eram os oponentes e o nível de arbitragem, a gente diminuiu um pouco as expectativas. Assim que vimos a qualidade dos atletas, sabíamos que ele teria que dar o seu melhor. E felizmente veio o resultado”, expõe.

Perguntado sobre o sentimento de quando ficou sabendo que o filho havia obtido êxito, Fernando garante que o sentimento é de gratidão. “Nove anos atrás, eu era bronze e, hoje é ele, na mesma competição, mesma modalidade, mesma categoria e ter mesma medalha? É algo surreal!”.

Já Fernando Vital Filho confirma que é acompanhado pelo pai em todas as competições e treinos. Então “ganhar a medalha na mesma modalidade que meu pai ganhou foi muito legal”, certifica.

 

Edição excepcional exigiu cuidados reforçados

Organizado pela Conferência Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), o evento recebeu equipes de todas as regiões do Brasil pela primeira vez desde o início da pandemia.

Por isso, como explicado pelo presidente da Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME), Wellington Ferreira, a participação no JUBs 2021, seja como estudante-atleta ou dirigente, dependeu dos procedimentos de segurança contra a Covid-19: ainda no ato de credenciamento, houve a necessidade de apresentar o resultado de um teste feito, bem como o comprovante de vacinação (para quem já completou o processo de imunização); já para quem, por exemplo, só tomou a primeira dose, foi preciso realizar um segundo teste para detecção de uma possível infecção do novo coronavírus.

foto-arquivo-pessoal-01

Texto: Arthur Raposo Gomes/fotos: Arquivo pessoal e Arthur Raposo Gomes (capa).

Leia também:

ESTUDANTES DA UFMG CONQUISTAM MEDALHAS NOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS