Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

Efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena é imunizado contra covid-19

Integrantes receberam a segunda dose da vacina AstraZeneca

Desde o início da pandemia, anunciado em fevereiro de 2020, que toda a população aguarda, ansiosamente, pela vacina que os possa proteger contra o novo coronavírus. A cada dia, novos grupos de pessoas estão recebendo suas doses de vacina. Em Barbacena (MG), por exemplo, todos os grupos maiores de 18 anos de idade já receberam, pelo menos, uma dessas doses. Dentro do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra COVID-19, integrantes das Forças Armadas foram contemplados. Na Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAEBQ), boa parte do efetivo recebeu a primeira dose no dia 16 de junho e a segunda dose nesta quarta-feira (08/09). Em ambas as datas, a vacinação ocorreu nas instalações da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), numa parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SESAP) e o Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ). Os alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) receberam a primeira dose da vacina no dia 28 de agosto, seguindo os critérios de idade estabelecidos no calendário de vacinação local.

O Tenente-Coronel Médico Márcio Mattos Pinheiro, Comandante do ES-BQ, destacou que a vacinação no público da GUARNAE-BQ só foi possível graças a um alinhamento institucional entre o Esquadrão de Saúde e a SESAP, cabendo ao primeiro a interlocução com os demais órgãos e a coordenação das ações no âmbito interno e, à Secretaria de Saúde, o gerenciamento das doses. “Reafirmamos a parceria entre a SESAP, a EPCAR e o ES-BQ, ressaltando a importância de tão distintas instituições. A ação dirigida ao efetivo da GUARNAE-BQ proporcionará segurança aos militares e civis na manutenção do desempenho da missão desta instituição de ensino. Essa etapa é o primeiro passo para iniciarmos uma tentativa de volta à normalidade, minimizando o contágio, as internações e principalmente, a ocorrência de óbitos, que tanto vêm vitimando nossa população”, destacou o oficial durante a realização da primeira etapa de vacinação ao efetivo.

Esse é um momento de muita satisfação pra mim e espero que esta satisfação de receber a vacina, de receber a imunização contra o coronavírus chegue logo para todos os barbacenenses e para toda a população mundial, para que possamos viver novamente momentos de esperança e com saúde pra todos nós, brasileiros”, disse a Sargento Sara Ster da Silva Melo, de 26 anos e que presta serviços na Divisão de Pessoal da EPCAR. Além da Sargento Sara e demais militares, servidores civis, inclusive àqueles que prestam serviços terceirizados no interior da Guarnição, foram vacinados.

Durante a Parada Diária do Corpo de Alunos do dia 08 de setembro, o Secretário Municipal de Saúde, Arinos Brasil Duarte Filho, e a equipe da secretaria que realizou a vacinação foram homenageados pelo Comando da GUARNAE e também pelos alunos que, durante o desfile militar, marcharam ao som do Hino do Serviço de Saúde da Aeronáutica. O Coronel Aviador Daniel Cavalcanti de Mendonça presidiu a solenidade militar e destacou o grande empenho e dedicação dos profissionais da saúde, neste momento crítico, onde a população mundial clama por atendimento humanizado. Segundo o oficial, estes profissionais deram mostras de profissionalismo elevado e compromisso com o próximo, dedicando-lhes a atenção e o atendimento esperados. “Esta data é muito especial! Devemos seguir o exemplo daquelas pessoas que se dedicam para fazer a diferença no mundo em que vivem. A gratidão é o nosso sentimento hoje. É o sentimento que nos guia e eu tenho convicção de que falo em nome do meu efetivo. Esse sentimento de amor ao próximo, a empatia com o ser humano e todo esse trabalho profícuo que essa equipe vem fazendo resulta na diminuição dos números de casos positivos em nossa cidade e, hoje, boa parte de nosso efetivo é contemplado com a segunda dose. Assim, caminhamos rumo a uma retomada segura para todos. Muito obrigado a vocês que estão realizando um trabalho que está fazendo muita diferença”, enalteceu o Comandante da EPCAR e da Guarnição durante a cerimônia, direcionando suas palavras à equipe de saúde que foi homenageada.

Fonte: Seção de Comunicação Social-EPCAR.

Leia também:

EQUIPE BRASILEIRA DE PENTATLO AERONÁUTICO MILITAR TREINA EM BARBACENA