Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Empresário fala sobre a produção de rosas e flores na região de Barbacena.

Após a veiculação de uma reportagem exibida no programa Globo Repórter da TV Globo no final de fevereiro deste ano, abordando como tema central do programa a produção de rosas e flores no Brasil, onde o  programa deu destaque para a  produção de rosas e de flores na região de Holambra no interior do Estado de São Paulo, cuja a produção é um dos destaques para geração de emprego e no aquecimento da economia regional, muitos telespectadores e internautas da região se viram frustados com a ausência de Barbacena na inclusão da reportagem,

De uma lado, dizia-se que a não inclusão de Barbacena na reportagem seria por conta de que a cidade não mais detém o título de “Cidade das Rosas” por acharem em suas concepções que este título pertence a vizinha Alfredo Vasconcelos, município distante há ceca de 14 km de Barbacena, na região do Campo das Vertentes, onde também,  possui extenso cultivo e comercialização de rosas e de flores. Por outro lado, os que “defendiam  o título de Cidade das Rosas” para Barbacena, entre comentários diversos falava-se que: “Não é por que não temos mais em nossas  praças e canteiros rosas e flores plantadas não significa que o município deixou de produzir, ou que reduziu sua produção, a cidade na minha opinião continua com a sua produção de rosas e de flores normalmente”, disse um dos internautas.

Para falar sobre este assunto que ainda gera polêmicas e controversas pela cidade a fora, o Vertentes das Gerais conversou com o empresário  Josemar da Silva, produtor e comercializador de rosas e de flores em Barbacena, para  poder falar um pouco mais de como anda a produção e comercialização de flores na região. “Barbacena é uma cidade que não é somente polo na produção e comercialização de rosas, atualmente o município também apresenta um grande mix na produção de flores. E quando se associam o nome da cidade ao título de Cidade das Rosas, muitas pessoas questionam dizendo que a cidade não produz mais a grande produção de rosas e de flores como era no passado, e ao compararmos com a produção destes produtos em Holambra,  o que constatamos é que a cidade concentra um grande número de produtores para sua comercialização, desta forma, Barbacena segue este mesmo padrão, uma vez que o município possui tanto em sua sede como nos distritos, um volume muio expressivo na produção de flores. E da mesma forma, de como acontece em Holambra, o entorno da região é composto por outros municípios que também produz rosas e flores, porém, a comercialização é realizada em Barbacena, por isso se justifica o título de “Cidade das Rosas”, além é claro, pela grande produtora nacional de rosas que chegou a ocupar por um longo período no cenário brasileiro”, disse Josemar.

A chamada região de Barbacena no que tange na produção de rosas e de flores é formada principalmente pelos municípios de Antônio Carlos e Alfredo Vasconcelos, este último, também possui expressiva variedade na floricultura se destacando de igual importância ao município com o qual faz divisa (Barbacena).

Perguntado sobre a qualidade e variedade das rosas e das flores, o empresário Josemar disse: “Barbacena mantém ainda um potencial muito bom e com uma melhora bastante significativa no mix de produtos oferecidos e na qualidade da produção. Atualmente, nossas rosas são 90% legalizadas, pois, para produzir hoje no mercado deste ramo você tem que adquirir os  royalties, onde se paga um determinado valor para a pessoa que criou aquela variedade de planta, tornando a produção legalizada e patenteada, e neste quesito a região de Barbacena está altamente qualificada para competir no mercado da comercialização e na produção de flores e rosas, uma vez que a patenteação qualifica e certifica a origem do produto, facilitando na comercialização para o mercado internacional. Uma rosa hoje para ser comercializada internacionalmente é necessário que ela tenha o certificado de origem, e  isso nos temos”, comentou.

Perguntado sobre questões relacionada a realização de uma das festas  mais importante do município, a Festa das Rosas e Flores, Josemar comentou estar muito esperançoso para o dia deste evento, e salientou dizendo: “Como esta festa é a principal para o nosso setor, o que esperamos daqui pra frente é que ela tenha o volume comercial expressivo e uma divulgação necessária para poder continuar elevando o nome da nossa cidade”.

O empresário Josemar da Silva, é gerente/proprietário na empresa Rosa Morena Decoração e Floricultura, e também, produtor rural no ramo da floricultura em Barbacena, Portanto, um profundo conhecedor do ramo o qual atua por mais de 20 anos dedicando no cultivo, produção e na comercialização de rosas e flores.

Foto: Januário Basílio.

A Rosa Morena Decoração e Floricultura está localizada na Rua Thomáz Gonzaga, 108/loja B. próximo a Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, em Barbacena. Vendas: (32) 3331-0878.