O Encontro de Folias de Reis encerrou oficialmente o Natal Luz 2017 no dia dos Santos Reis. Folias do Dom Oscar, Santa Quitéria, Alto Maranhão, Praia e Jardim Profeta concluíram suas jornadas na praça JK. O evento de 46 dias impressionou pelo público que o prestigiou, a iluminação da praça JK, da Alameda das Palmeiras, da praça do Dom Oscar e as da Praia, mas também pela casa do papai Noel e apresentações culturais. A estrutura será desmontada nesta segunda-feira.

A organização do Natal Luz promove anualmente o Encontro de Folias de Reis para manter  viva esta tradição. Na cidade existem oito delas, das quais seis se apresentaram este ano: Folia dos Santos Reis com Proteção de São José, do Dom Oscar; Folia do Divino Espírito Santo, de Santa Quitéria; Folia dos Santos Reis, também de Santa Quitéria; Folia do Menino Jesus, do Alto Maranhão; Folia dos Santos Reis e Menino Jesus, da Praia; e Folia Flor da Serra, do Jardim Profeta. A chegada delas à praça JK marca o término dessa jornada delas por fazendas e diversos bairros e localidades. “Aproveitamos para encerrar nosso Natal Luz com este encontro. Simultaneamente, realizamos as simpatias da Roman e da Rosca dos Reis, para trazer fortuna e prosperidade para as pessoas, mas sempre brincamos que trabalhar também ajuda”, diz o organizador do encontro, José Félix dos Reis, o Zezeca.

Hélio Efigênio da Silva, natural de Maracujá, em Queluzito, é filho do  criador da Folia dos Procópio, que se apresentou na praça JK somente em 2015, mas faz questão de vir a Congonhas prestigiar as folias da cidade todo ano. “Estamos aqui hoje (sábado) por causa das folias, isso está no sangue. Encontros como este são uma tradição, e não podemos perder isso aqui não, eles são raros, infelizmente. Congonhas está de parabéns. Toda a festa é muito bem organizada”, comentou.

Antônio Olímpio da Silva, morador de Congonhas há 9 anos, nasceu em Catende, em Pernambuco, e diz que as folias no estado dele estão desaparecendo. “Em Minas elas estão bem vivas. É muito bom ver este encontro todo ano aqui na praça. Quando fui a minha cidade, até vi algumas se apresentando, mas aqui é mais animado”, garante.

O Natal Luz 2017 teve início no dia 22 de novembro, com a inaugurando da iluminação da Alameda das Palmeiras, na Basílica, no dia 28 foi a vez da praça Olímpica, na Praia, no dia 3 de dezembro da praça do Dom Oscar e no dia 9, da praça JK com a abertura da casa do Papai Noel. Esta apresentou filas que chegaram a passar do Hotel dos Profetas, localizado na av. JK.  O Natal Luz 2017 é realizado pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Cultura, Obras e Educação, e da FUMCULT, e conta com o apoio do SindComércio Congonhas.

Fonte: Prefeitura de Congonhas.