Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Encontro debateu crescimento e valorização do turismo em Congonhas

Para debater ações que fomentem e fortaleçam o turismo e a economia local, a Prefeitura de Congonhas, a FUMCULT e o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), se reuniram com profissionais ligados à atividade turística. O encontro, promovido durante o “Café com Turismo”, realizado na última quarta-feira (6) no Museu de Congonhas, também discutiu o Plano de Implementação da Política Municipal de Turismo, que ainda será aprovado pela Câmara Municipal e, em seguida, encaminhado ao Poder Executivo.

Estiveram presentes o prefeito Zelinho, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Christian Souza Costa, o diretor-presidente da FUMCULT, Sérgio Rodrigo Reis, o secretário municipal de Planejamento, Antônio Odaque, a secretária municipal de Obras, Rosemary Benedito, a vereadora e presidente do COMTUR, Patrícia Monteiro, o presidente da Câmara, Adivar Geraldo Barbosa, além de autoridades e pessoas interessadas no tema.

Uma ficha foi distribuída aos participantes, para que eles pudessem sugerir ações ligadas aos seguintes eixos: monitoramentos da demanda e da oferta turística; promoção turística; roteirização turística; infraestrutura de apoio ao turista; sensibilização e mobilização; qualificação profissional; e estruturação de atrativos turísticos.

Ações do Governo Municipal

O prefeito Zelinho destacou que o Município foi o único de Minas Gerais a ser contemplado com 10 obras do PAC Cidades Históricas. Entre os projetos, o Chefe do Executivo ressaltou a restauração da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, que será inaugurada no próximo dia 28, a restauração da Romaria e a construção do Teatro Municipal. “O Governo Municipal está plantando. Investiu no PAC Cidades Históricas. A Basílica foi restaurada e está lindíssima. A Romaria será um espaço que será apropriado pelos jovens. O turismo, de agora em diante, será uma realidade em Congonhas. Congonhas tem um patrimônio belíssimo. Os profetas são a marca de Minas Gerais, a marca do turismo no Brasil. Temos os 12 profetas e as capelas dos Passos da Paixão, que são obras conhecidas mundialmente. Estivemos em Portugal, visitando a cidade de Matosinhos. A igreja é belíssima, mas nem se compara às obras de Aleijadinho. No Brasil não se tem investimento no turismo. Os governos Estadual e Federal não investem na área. A manutenção do Santuário é feita pelo Município e pela Reitoria da Basílica”, disse.

Plano Municipal de Turismo

Em abril deste ano, o Governo Municipal entregou ao COMTUR o Plano de Implementação da Política Municipal de Turismo. Conforme o documento, entre os pontos positivos e de relevância para o desenvolvimento turístico de Congonhas estão a criação do Circuito Municipal de Museus, as obras do PAC das Cidades Históricas e a implantação de sinalização viária interpretativa nos padrões internacionais. Além disso, o Município possui o maior conjunto de obras primas do Mestre Aleijadinho, pertence ao trajeto Estrada Real, e tem uma localização estratégica, sendo próximo de outras cidades históricas e turísticas de Minas Gerais e da capital mineira, Belo Horizonte.

Entre as metas para o desenvolvimento do turismo, estão Estruturar e diversificar os atrativos, equipamentos e serviços turísticos do município em curto e médio prazo; Dispor de mão de obra qualificada para atuação no setor turístico em médio prazo; Ampliar a inserção turística do município no âmbito nacional, em médio prazo; Integrar a comunidade local junto à atividade turística em médio prazo; Dispor de infraestrutura básica adequada ao turismo, em médio a longo prazo; Aumentar a permanência e o gasto médio do turista, a médio e longo prazo; Manter em funcionamento as atividades do COMTUR em curto, médio e longo prazo: respaldar o Conselho Municipal de Turismo de condições necessárias para a realização de suas atividades; Apoiar a realização de eventos de cunho turístico: com a finalidade de minimizar a baixa temporada e inseri-los no calendário oficial do município para garantir o sucesso destes eventos, fortalecendo-os como produtos turísticos em curto, médio e longo prazo.

Fonte: Prefeitura de Congonhas/Foto: Januário Basílio.