Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Barbacena Shopping

EPCAR celebrará aniversário de 70 anos com extensa programação

De 14 a 25 de maio serão realizadas diversas atividades alusivas ao 70° aniversário da Nascente do Poder Aéreo

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) completará, no próximo dia 21 de maio, 70 anos de atuação na formação do futuro cadete aviador da Força Aérea Brasileira (FAB). Durante sete décadas, a Escola já formou mais de 17 mil alunos no Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR).

E para comemorar tão marcante data, vários eventos estão sendo cuidadosamente preparados. Entre os dias 14 e 25 de maio serão realizados eventos culturais, esportivos, sociais e militares. Entre os eventos sociais, destaque para os encontros de professores, militares e alunos veteranos, que já atuaram na EPCAR desde sua criação até os dias atuais, contribuindo para o cumprimento da missão institucional. A turma de 1949, “Esquadrão Pioneiros”, também estará presente. Eles serão recepcionados pelo Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani.

Para o dia 16 de maio está prevista a tradicional apresentação da Banda de Música da Nascente do Poder Aéreo, preparada com um repertório eclético e que vai do internacional ao MPB e será precedida por uma queima de fogos comemorativa. No domingo, dia 19, será realizada a corrida rústica alusiva aos 70 anos da EPCAR. O percurso será de 7 km, passando pelas principais ruas e avenidas da cidade de Barbacena.

Para o dia 21 de maio, dia do aniversário da Escola, a solenidade militar será o ponto alto das comemorações e contará com a presença de diversas autoridades da Força Aérea Brasileira, entre elas, o Comandante da Aeronáutica e o Diretor de Ensino, além de autoridades militares e dos poderes executivo, legislativo e judiciário. Haverá o agraciamento da comenda da “Ordem da Nascente do Poder Aéreo” e homenagem aos alunos da primeira turma de 1949. Antecedendo a cerimônia militar, será lançado o selo comemorativo e, após a solenidade, haverá a inauguração da sala histórica “Professor Fernando Victor”, que contará toda a história e transformações da EPCAR através de televisores, mesa interativa e exposição de objetos, distintivos, uniformes antigos, dentre outras peças. De acordo com o Brigadeiro Bellintani, o novo espaço é uma demanda antiga da instituição, que utilizará modernidade e tecnologia para apresentar a história. “Trabalhamos para concretizar este desejo, de forma lúdica, interativa e atrativa para todas as idades. O espaço vai juntar tradição, história e modernidade na forma de apresentar as informações e será aberto à sociedade”, disse.

Já no dia 22 de maio será realizado o lançamento do livro “Non Multa Sed Multum: entre montanhas e o céu de anil”, com capítulos escritos por professores da EPCAR, pelo Comandante do Corpo de Alunos, pelo jornalista Edson Brandão, pelo próprio Comandante da Escola e por sua esposa, a historiadora Adriana Bellintani.

Encerrando as comemorações de seu septuagésimo aniversário, a EPCAR promoverá o “Sábado Aéreo”, evento a ser realizado no dia 25 de maio, no Aeroporto de Barbacena e que contará com várias atrações terrestres e áreas, com destaque especial para a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea – “Esquadrilha da Fumaça”. Neste dia, também serão premiados os vencedores do concurso de redação que ocorreu entre alunos dos 6° e 7° anos das escolas públicas de Barbacena e haverá arrecadação de alimentos para doação às instituições filantrópicas da cidade.

Fonte: Seção de Comunicação Social-Epcar/Foto (Capa da publicação): Januário Basílio

Leia também:

SOLENIDADE MARCA O ENCERRAMENTO DA 64ª EDIÇÃO DO TROFÉU TEN. LIMA MENDES

BQHost Banner Grande 2
Barbacena Shopping