Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Epcar confirma mais nove estudantes que testaram positivos para Covid-19

Aulas de mais de 500 estudantes retornaram no domingo (12), após um mês de férias escolares. Na época do surto, 204 alunos testaram positivo para o novo coronavírus.

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), em Barbacena, que registrou um surto de Covid-19 em maio, informou nesta sexta-feira (17) que tem mais nove estudantes que testaram positivo para a doença. A confirmação laboratorial foi realizada pela Diretoria de Saúde da corporação.

Por conta do surto, os alunos entraram em férias escolares de um mês e retornaram às aulas no último domingo (12). A Força Aérea Brasileira (FAB) ainda não informou se os estudantes voltaram contaminados ou se contraíram o vírus na instituição.

O G1 entrou em contato com a FAB para saber onde estes nove estudantes estão cumprindo o isolamento social, qual o estado de saúde deles. Até a publicação desta matéria, o G1 não obteve retorno.

A Epcar reforçou que segue as as diretrizes do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quanto à prevenção, à testagem e às respostas médicas relacionadas à Covid-19.

 

Retorno das aulas

A Epcar é uma escola de ensino militar sediada em Barbacena, no Campo das Vertentes, que admite alunos de idade entre 14 e 18 anos por meio de concurso público. No local, estudantes de várias cidades de todo o Brasil vivem em regime de internato e, por isso, dormem em alojamentos e têm aulas em horário integral.

O retorno dos estudantes, após um mês de férias escolares, foi marcado por diversos impasses entre o Ministério Público Federal (MPF) e a Justiça Federal.

Apesar do MPF ajuizar uma ação contra a volta dos estudantes, apontando risco de um novo surto, a juíza da Vara Federal Cível e Criminal de São João del Rei, Ariane da Silva Ferreira, autorizou a retomada das atividades presenciais.

Em nota, a FAB informou que “o retorno dos Alunos à Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) está ocorrendo de forma controlada e em fases. O protocolo de retorno, bem como as as medidas de segurança, foram aprovadas pelo Ministério da Saúde e estão sendo rigorosamente seguidas.”

Fonte: G1 Zona da Mata/foto (capa/arquivo): Januário Basílio

Leia também:

BARBACENA CONFIRMA SEIS NOVOS CASOS POSITIVOS DO NOVO CORONAVÍRUS