Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

EPCAR homenageia o 9° Batalhão de Polícia Militar, sediado em Barbacena

Unidade militar completará 89 anos de atuação e foi homenageada pela Nascente do Poder Aéreo dentro da Parada Diária do Corpo de Alunos

Neste sábado (10), o 9º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais está completando 89 anos de atuação dentro do organograma da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Com sede em Barbacena (MG), a instituição iniciou suas atividades na capital do Estado, Belo Horizonte, no ano de 1932, com o nome de Nono Batalhão de Caçadores da Força Pública do Estado de Minas Gerais. No ano seguinte, foi transferido para a atual cidade e recebeu pseudônimo de Sentinela da Mantiqueira, devido ao fato do município estar localizado na Serra da Mantiqueira. Atualmente, o 9° BPM é responsável pela atuação em dezenove municípios da região, totalizando uma área superior a cinco mil e trezentos quilômetros quadrados.

Neste cenário, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), por iniciativa de seu Comandante, o Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, resolveu proporcionar uma homenagem à instituição de segurança pública e a todos os seus integrantes, na pessoa de seu Comandante, o Tenente-Coronel PM Ademir Siqueira de Faria. A homenagem ocorreu durante a Parada Diária do Corpo de Alunos (CA) da EPCAR, na quarta-feira (07/07) e, contou com a presença de oficiais da PMMG e demais autoridades das forças de segurança da cidade, como Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros. Como parte destas homenagens, foi hasteada a insígnia da PMMG no mastro principal da Escola, juntamente à Bandeira Nacional e à insígnia de Brigadeiro do Ar, os alunos ecoaram os gritos de guerra de seus Esquadrões em homenagem ao efetivo do 9° BPM e o Corpo de Alunos desfilou entoando a Canção da Polícia Militar de Minas Gerais. Todos os protocolos de segurança sanitária para o momento em que a cidade se encontra foram respeitados.

Durante a solenidade, o Comandante da EPCAR fez uso da palavra e destacou a grande parceria que há entre o 9° BPM e a Escola e a importância de ambas as instituições na formação de futuros profissionais que prestarão relevantes serviços à sociedade, por meio da excelente formação que lhes é oferecida. O oficial-general frisou que tal fato eleva o alcance das instituições para além dos muros que as delimitam, fazendo chegar para toda a sociedade em geral e. em suas palavras, também destacou alguns pontos marcantes da história do Batalhão. “É uma cerimônia do nosso dia a dia, essa é a rotina do nosso aluno e oportunizamos fazer esta singela homenagem! O nome que o Nono Batalhão ostenta é muito honrado pela sua atuação e podemos constatar isso facilmente pelas estatísticas de violência no Estado e no País. A cidade de Barbacena está entre as primeiras colocadas com baixíssimos índices de violência, por conta da atuação do 9° BPM em conjunto com as demais instituições de segurança da cidade. É uma instituição parceira nossa, sempre trabalhamos em conjunto e mesmo que a pandemia tenha limitado várias de nossas ações, conseguimos manter esse relacionamento cordial. Parabéns ao Nono Batalhão e peço ao Tenente-Coronel Ademir que transmita esse reconhecimento a todos os guerreiros do 9° BPM que estão diariamente atuando nos dezenove municípios de sua área de atuação”, discursou o Brigadeiro Silva Mendes.

“Fechamos o primeiro semestre com apenas dois homicídios consumados na área dos dezenove municípios em que atuamos. No Estado, em cidades com mais de cem mil habitantes, Barbacena é a que tem a menor taxa de crime violento e a segunda cidade mineira em redução de criminalidade nos crimes de homicídio, que são aqueles mais agridem e mais afetam a sociedade. Estamos trabalhando, junto com nossos parceiros, na construção de melhores cidades para se viver. Ficamos muito emocionados por esta homenagem que nos toca muito. Transmitirei ao efetivo todo esse carinho da Escola, na pessoa do Comandante e de todo o Corpo, com a Polícia Militar. Brigadeiro, o senhor continuará tendo sempre o nosso respeito, nossa admiração e nossa continência”, disse o Comandando do 9° BPM, dirigindo palavras ao Comandante da EPCAR após o término da cerimônia militar, em um discurso improvisado em que finalizou prestando sua continência ao oficial-general. No comando do 9° BPM desde o mês de janeiro, o policial militar também destacou que ações como essas fortalecem o vínculo entre as instituições, além da emoção particular que foi vivida durante a homenagem. “É muito gratificante para o 9° BPM participar deste evento e receber todo esse carinho da EPCAR. Os meus agradecimentos, como Comandante e de todos os policiais militares e servidores civis que compõe o Sentinela da Mantiqueira, para esse evento e para a Escola que muito nos emocionou e muito dignificou o nosso trabalho. A EPCAR é uma grande parceira da PMMG, então, aquelas ações em conjunto que possibilitarem ser feitas em parceira, continuaremos fazendo para que a sociedade seja a principal beneficiada”, concluiu.

 

APRESENTAÇÃO DE MILITARES E DESPEDIDA DE PROFESSORA

Durante a cerimônia militar que homenageou o Nono Batalhão de Polícia Militar, também foram apresentados ao efetivo sete militares que foram transferidos recentemente para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar. Eles receberam das mãos do Comandante da Escola o Distintivo de Organização Militar (DOM) para utilização no 10° uniforme do Regulamento de Uniformes para os Militares da Aeronáutica (RUMAER)

Na mesma data, no período vespertino, em momento restrito para apenas dois alunos, o Chefe da Divisão de Ensino (DE), Tenente-Coronel Aviador Aron-Luis Martins da Silva, a representante da pedagogia e duas oficiais que também lecionam na disciplina, o Comandante da EPCAR realizou a despedida da professora civil Cláudia Russo Paes Ananias de Souza. A docente em inglês se aposentou após vinte e seis anos atuando.

Fonte: Seção de Comunicação Social-EPCAR.

Leia também:

ALUNOS DO CLUBE DE VOO VIRTUAL DA EPCAR VISITAM ACADEMIA DA FORÇA AÉREA