A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena, participou do desfile cívico militar da Asa no município de Santos Dumont, na Zona da Mata, alusivo ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, visando também homenagear o “Pai da Aviação”.
O tradicional desfile da Asa aconteceu no Centro da cidade, na manhã de quarta-feira (23/10), organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultural de Santos Dumont, por ser esta a data em que ele realizou o primeiro voo com o 14-bis, o mais pesado que o ar. O fato histórico ocorreu no Campo de Bagatelle, em Paris, em 23 de outubro de 1906, quando o brasileiro percorreu 60 metros em sete segundos, voando a uma altura de dois metros do solo, perante mais de mil espectadores e a Comissão Oficial do Aeroclube da França.
Durante a cerimônia, a Banda de Música do 10º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha da Cidade de Juiz de Fora executou o Hino Nacional Brasileiro, e o hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal foi realizado pelo Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), pelo Prefeito da Cidade de Santos Dumont, Carlos Alberto de Azevedo, e pelo Presidente da Câmara municipal de vereadores, Flávio Ramos de Faria, respectivamente.
Em suas palavras, o Brigadeiro do Ar André Luiz destacou a coragem e o pioneirismo de Dumont que, ao conquistar o firmamento, traçou a rota do progresso para a humanidade. “Neste 23 de outubro, Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, torna-se especial oportunidade para, ao refletir sobre tão nobre ofício, celebrarmos o legado de coragem, patriotismo e dedicação deixado pelo Pai da Aviação. Reforço o nosso compromisso com a inovação e a defesa nacional, o qual se faz notar desde o girar das hélices do 14-Bis”, resumiu o Oficial-General.
No encerramento da solenidade, o público presente presenciou o desfile da tropa da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a EPCAR, do 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada do Exército Brasileiro, de dezenove escolas da rede estadual e municipal, além de instituições civis da cidade organizadora e região.
Com informações: EPCAR.