Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

EPCAR presta homenagem a ex-combatente no Dia da Vitória em Barbacena

Soldado João Rodrigues é um dos barbacenenses que integraram a Força Expedicionária Brasileira na II Guerra Mundial

No dia 8 de maio, conhecido como o “Dia da Vitória, é comemorado em todo o mundo o fim da Segunda Guerra Mundial. Nessa data, no ano de 1945, se deu a rendição das forças inimigas do Eixo às forças Aliadas. Naquele conflito, integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) participaram dos combates em território europeu, enquanto a Marinha do Brasil protegia nossos comboios. A Força Aérea Brasileira (FAB), por sua vez, patrulhou nosso litoral, tendo afundado submarinos alemães, e também combateu nos céus da Itália com grande êxito.

Em Barbacena (MG), esta data é tradicionalmente comemorada com um marcante evento cívico-militar na Praça Dom Silvério, no centro da cidade, onde encontra-se erguido um monumento em homenagem aos ex-combatentes barbacenenses que arriscaram suas vidas em solo europeu, entretanto, em razão da pandemia, essa solenidade nao foi realizada. Por isso, o Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, fez questão de homenagear o Ex-Combatente da FEB João Rodrigues da Costa de uma forma diferente. O Senhor João Rodrigues, que à época fora incorporado às fileiras do Exercito Brasileiro, integrou o 11° Batalhão de Infantaria de Montanha, com sede na cidade de São João del Rei (MG) e, posteriormente, foi convocado para a FEB e atuou nos campos de batalha europeus.

O Comandante se fez acompanhar de uma representação mínima da Escola, composta de apenas quatro pessoas, a fim de prestar a devida homenagem ao Ex-Combatente. Cercado por seus familiares, o “pracinha”, que hoje está com 97 anos de idade, se emocionou ao ouvir a interpretação em “violão e voz” feita por dois integrantes da Banda de Musica da EPCAR. Em seguida, o Brigadeiro Silva Mendes proferiu algumas palavras e entregou ao Sr. João Rodrigues uma homenagem, em nome do efetivo da Escola, enaltecendo o agradecimento de toda a Forca Aérea, das Forcas Armadas e de todos os brasileiros. “Nenhuma nação, nenhum exercito, nenhum país tratou os italianos tão bem como os brasileiros trataram. Há relatos, inclusive, de que soldados brasileiros deixaram de comer o seu alimento para doar ao povo italiano que estava passando fome. Então, o senhor, junto com os demais combatentes mostraram não apenas o valor dos soldados brasileiros, mas o valor do povo brasileiro. Mostraram que esta nação quando todos estão unidos em busca de um objetivo único, comum, nós somos simplesmente imbatíveis. Agradeço muito ao senhor por tudo o que fez por nosso país”, concluiu, o oficial-general.

Esta não e a primeira vez que o Comandante da EPCAR e o ex-combatente se encontram para trocas de experiencias e homenagens. No ano passado, também em função da pandemia, não ocorreram as cerimonias em comemoração ao Dia da Vitoria e o Brigadeiro Silva Mendes o homenageou através de uma chamada de video. Ainda no final de 2020, por ocasião de sua data natalícia, o oficial-general fez uma visita surpresa ao aniversariante e lhe prestou as devidas homenagens, com direito a troca de continências por militares que demonstraram uma admiração reciproca. Com muita lucidez, João Rodrigues agradeceu mais uma vez a presença de militares da EPCAR em momentos marcantes e expressou seu reconhecimento pela lembrança à sua dedicação enquanto integrante da FEB. “Senhor Brigadeiro, eu nem tenho palavras para agradecer. Eu fico sinceramente agradecido ao senhor e aos colegas pela gentileza por se lembrarem de mim. Todos os anos, nesta data, recordo os velhos amigos e colegas que já se foram. Com maior prazer e satisfação, participava da solenidade que é realizada no centro da cidade. Um abraço a todos os senhores, com o devido respeito”, finalizou o ex-combatente que, atualmente, e o único representante dos pracinhas da FEB na cidade de Barbacena e região.

A DATA

O Dia da Vitoria relembra o 8 de maio de 1945, quando as tropas do nazi-fascismo se renderam ao Alto Comando das Forcas Aliadas e da antiga União Soviética. Naquele dia, os representantes da Alemanha, na presença do Alto Comando das Forcas Aliadas e do Alto Comando das Forcas Armadas Soviéticas, assinaram em Berlim a ata final de rendição, que entrou em vigor a partir da meia-noite. Ao todo, cerca de 25 mil brasileiros e brasileiras lutaram na Itália, enfrentando toda sorte de dificuldades, em um terreno adverso, sob severas condições climáticas.

Fonte: Seção de Comunicação Social-EPCAR.

Leia também:

BARBACENA PERMANECE ENTRE AS CIDADES MAIS SEGURAS DO PAÍS, SEGUNDO PESQUISA