Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Esquadrão Anhur CPCAR presta compromisso à Bandeira e ao Código de Honra

Alunos componentes do primeiro ano do CPCAR prestaram juramento à Bandeira Nacional e o compromisso ao Código de Honra da Escola Preparatória

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), é uma escola militar de ensino médio e há mais de setenta anos vem cumprindo sua missão de preparar o futuro cadete aviador da Força Aérea Brasileira (FAB), que, além da formação militar e acadêmica, também desenvolve um trabalho de formação e valorização do caráter em seus militares, pautando por valores de honestidade, verdade, justiça, dentre outros. Na última sexta-feira (02/10), os alunos do Esquadrão Anhur prestaram compromisso ao Código de Honra da Escola e o juramento à Bandeira Nacional, em cerimônia ocorrida no pátio de formaturas. Presidida pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, a solenidade contou apenas com a presença dos alunos envolvidos e de oficiais superiores da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), havendo sido cumprido todos os protocolos sanitários em virtude do momento de pandemia.

Após quase um ano de intensos estudos e aprendizados, pode-se dizer que os integrantes do primeiro ano do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) viveram um momento de alta significância em suas vidas militares ao assumirem um importante passo na escolha da profissão e realizarem os atos solenes de juramento à Bandeira Nacional e o compromisso ao Código de Honra, prestado perante o Estandarte da EPCAR. Para o Comandante do Esquadrão, Major Aviador José Adriano Hespanhol, os compromissos prestados pelos alunos são afirmações para que prossigam a carreira com valores cultuados pela EPCAR, além de uma intensa dedicação à Pátria. “O Código de Honra marca um compromisso com os valores que são cultivados aqui na Escola e que queremos que os alunos também cultivem, adotando compromissos com a verdade, com a honestidade e com a justiça. Já o juramento à Bandeira Nacional marca a profissão militar, assumindo esse diferencial da vida na caserna do sacrifício da própria vida, se for necessário. Hoje é um marco para estes alunos que serão os futuros líderes da Força Aérea e a caminhada começa aqui. A atitude de hoje é muito importante para marcar a formação e a trajetória que será seguida por eles”, destacou.

Um dos pontos mais marcantes desta cerimônia ocorreu com a assinatura do livro da Comissão do Programa de Formação e Fortalecimento de Valores (CPFV), ato oficial em que os alunos registram o compromisso com o Código de Honra, na oportunidade onde também são apresentados os novos membros do Conselho. Assinaram o livro, o Brigadeiro Silva Mendes, o Comandante do Corpo de Alunos da Escola, Tenente-Coronel Aviador Joel de Castro Sales, o Presidente do Conselho de Honra, aluno Arthur Almeida Silva, do 3° ano, e o aluno primeiro colocado do Esquadrão Anhur, Gustavo Pires Lopes Pinto. Afirmando que ser aluno da EPCAR é um sonho realizado, este último fez questão de destacar o apoio da família nos estudos e também nos valores que estão sendo inseridos em todos os integrantes da turma. “É um momento muito importante que representa o esforço de longa data e acredito que seja o reforço de grandes valores que sempre busquei e que foram enraizados em mim através de minha família. Acredito que são extremamente importantes a qualquer ser humano e, chegando aqui, vi que quando muitas pessoas buscam estes valores, isto faz toda a diferença”, concluiu.

“No dia de hoje vocês assumem o compromisso perante a nação brasileira de se dedicarem inteiramente ao serviço da Pátria, prometendo defender, com o sacrifício da própria vida se necessário for, a honra, a integridade e as instituições. E não pensem vocês que o sacrifício que acabaram de prometer é apenas o ideal imaginário do herói de guerra que morre em combate. Esse sacrifício está mais presente na rotina da caserna do que possam imaginar, quando, por exemplo, vocês já não desfrutam dos mesmos confortos e momentos de lazer dos jovens de suas idades, devido aos desafios e sacrifícios que lhes impõe a vida militar. Aí também está o sacrifício da própria vida”, discursou o Brigadeiro Silva Mendes, direcionando sua fala aos compromitentes, e enaltecendo que a cerimônia de compromisso é um marco na vida de todo militar, pois estabelece-se um vínculo com a defesa da pátria e afirma-se a entrega para as particularidades que são vividas pelos militares.

Durante a solenidade, que encerrou-se com o vibrante grito de guerra do Esquadrão Sabre, foram entregues os distintivos aos novos integrantes do Conselho de Honra do Esquadrão Anhur e também foi cantado o Hino Nacional, sob os acordes da Banda de Música da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a Escola.

CÓDIGO DE HONRA

A partir do momento que o bradam, os alunos passam a ter o dever de agir com conduta ilibada, sendo responsáveis por manterem o mais elevado senso de comprometimento com os preceitos definidos por esse código.

O momento é único e deixa marcas na vida de todos que por aqui passam. São valores a serem praticados por todos os cidadãos, pois, não há como credibilizar atitudes que se manifestem sem honestidade, verdade e justiça.

A Comissão do Programa de Formação e Fortalecimento de Valores – CPFV – tem como inspiração a estrutura do Código de Honra da Academia Militar de West Point (EUA) e é pautado em três valores fundamentais: “aprender para liderar”, “servir por ideal” e “dignidade acima de tudo”. Estas três expressões têm como objetivo resumir e edificar em curtas frases os valores defendidos pelo Estatuto dos Militares, tornando óbvio ao efetivo a inspiração de uma postura que venha a contribuir no processo de formação.

Fonte: Seção de Comunicação Social-Epcar.

Leia também:

AÇÃO SOCIAL VISA ARRECADAR ALIMENTOS PARA AJUDAR PROJETO SOCIAL NO NOVA CIDADE