Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Estudantes  tem até sexta, para se inscrever no Parlamento Jovem Brasileiro

Para participar estudante deve elaborar um projeto de lei sobre um tema que tenha impacto nacional

Estudantes do ensino médio devem ficar atentos ao prazo de inscrição para a 16ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Os interessados têm até a próxima sexta-feira (31/5) para realizar o cadastro. A iniciativa é da Câmara dos Deputados, em Brasília, e simula uma jornada parlamentar com alunos de escolas públicas e privadas. Durante o encontro, os jovens recebem informações sobre processo legislativo, participação e cidadania, e realizam debates e votações como se fossem deputados federais. Neste ano, a iniciativa será realizada de 23 a 27 de setembro, na capital do país.

Podem participar estudantes do Ensino Médio nascidos de 1997 a 2003, ou seja, que tenham entre 16 e 22 anos até 31/12/2019. Os estudantes deverão estar devidamente matriculados no ensino médio ou no ensino técnico na modalidade integrada ao ensino médio. Também podem participar estudantes que estejam concluindo o ensino médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, o estudante não deverá ter participado como Deputado Jovem em nenhuma outra edição do Parlamento Jovem Brasileiro.

Inscrições

Para participar do PJB, o estudante deve preencher uma ficha de inscrição online, anexar um projeto de lei de sua autoria (de tema livre e impacto nacional) e também a documentação necessária para a Secretaria de Educação do seu Estado, conforme previsto no Guia do PJB 2019.

Serão selecionados 78 projetos de lei. O número de vagas para deputados jovens por Estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de deputados federais. Minas Gerais, por exemplo, conta com 53 deputados e terá direito a indicar oito jovens.

A iniciativa

O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) é um programa de educação para a democracia realizado, anualmente, pela Câmara dos Deputados. Ele tem por objetivo proporcionar aos estudantes de ensino médio a vivência do trabalho dos Deputados Federais, por uma semana, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Os estudantes selecionados são empossados como deputados jovens e podem vivenciar as principais etapas de um processo de elaboração de leis, escrevendo projetos de lei e debatendo temas de grande importância para o nosso país.

Fonte: Site da Câmara dos Deputados

Leia também:

CERCA DE 1,1 MILHÃO DE PESSOAS AINDA NÃO SE VACINARAM CONTRA A GRIPE EM MG