A Guarda Civil Municipal (GCM), órgão de segurança da Prefeitura de Barbacena, foi autorizada pelo Exército Brasileiro a adquirir equipamentos de uso controlado. O comando da GCM recebeu a aprovação na última semana, em encaminhamento da Direção de Fiscalização de Produtos Controlados.

Todas as providências administrativas foram tomadas para conquistar a documentação de uso dos novos equipamentos operacionais: o dispositivo elétrico não-letal Spark e o spray de pimenta. Para isso, o comando realizou, neste ano, um amplo planejamento, seguindo as orientações do prefeito Luis Álvaro, para conseguir a autorização, buscando equipar e promover a segurança do efetivo.

Parceria com a PF – A GCM também esteve presente na sede da Polícia Federal, em Belo Horizonte, na Delegacia de Controle de Armas e Produtos Químicos, em busca de convênio entre as instituições. Os Guardas foram recebidos pelo delegado da Polícia Federal Bruno Eduardo de Oliveira Lopes.

Operação natalina – A Guarda Civil Municipal participou, neste mês de dezembro, de forma integrada com os órgãos de segurança pública, da operação natalina, com o objetivo de garantir maior segurança nos principais corredores do comércio. O reforço no patrulhamento preventivo, à pé e motorizado, foi realizado em dias, locais e horários de maior movimentação, garantindo mais segurança para que os barbacenenses e visitantes realizassem suas compras.

Nova nomenclatura – O prefeito Luis Álvaro sancionou a lei nº 4855, de autoria do Executivo, que altera a nomenclatura da Guarda, em cumprimento ao Estatuto Geral das Guardas Municipais. Conforme publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município (e-DOB) do dia 21 de dezembro, a instituição passa a ser denominada Guarda Civil Municipal.

Fonte: Prefeitura de Barbacena.