Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Barbacena Shopping

Feriadão com apresentações circenses e atividades culturais em Barbacena e Carandaí

Eventos tem entrada gratuita nas duas cidades.

Projeto “De Olho no Duto”, investimento social da TRANSPETRO, levará a arte do palhaço para os moradores da região com atividades gratuitas nos dias 15 e 16

O projeto ‘De Olho do Duto’ chega às comunidades Correia de Almeida e Pedra do Sino, em Carandaí e Barbacena, respectivamente, para um dia de muita cultura e diversão. Realizado em Minas Gerais pela Associação Pano de Roda, com coordenação geral do projeto  do Instituto Cultural Escola Livre de Palhaços (Eslipa) em parceria com a Transpetro, a iniciativa tem como foco principal oferecer aos moradores locais dois dias inteiros de atividades culturais gratuitas, incluindo espetáculo e roda de conversa.  As atividades acontecem na Igreja de São Sebastião e na Escola Estadual Prefeito Gentil Pereira Lima

Entre os objetivos do projeto está a aproximação da população local e a disseminação do acesso à cultura, além do fortalecimento dos vínculos entre as comunidades. No dia 15, na Igreja São Sebastião, em Barbacena ás 14h, começam as atividades com um cortejo com a presença de palhaços, malabaristas e pernas-de-pau, tocando seus instrumentos, cantando músicas e convidando o público para participar da programação. A programação segue com uma oficina circense, com aula de circo para crianças, jovens, adultos e idosos, que poderão vivenciar algumas modalidades circenses – malabares, perna de pau e apresentação de palhaços. A programação se encerra com a roda de conversa, um bate-papo entre os artistas e moradores, após o término da apresentação, para identificar as manifestações artísticas existentes nas comunidades e fortalecer as iniciativas culturais dos moradores. A programação se repete no dia seguinte, na Escola Estadual Prefeito Gentil Pereira Lima, em Carandaí, ás 8h.

Os diretores e artistas da ESLIPA, Richard Riguetti e Lilian Moraes, destacam que o objetivo do projeto é promover a cidadania, os direitos humanos, a inclusão social e o respeito à diversidade humana e cultural das comunidades. “Todas as atividades do projeto serão realizadas em espaços públicos abertos, com o compromisso de promover o diálogo permanente entre os artistas e a comunidade, para identificar, potencializar e valorizar as iniciativas artísticas e culturais de cada região”, explicam os artistas.

Para a Transpetro, “o projeto tem premissas básicas de transformação social, calcadas na formação cidadã, no engajamento  das comunidades, na atuação forte da divulgação dos canais de comunicação e ações e informações preventivas, além do desenvolvimento do senso de pertencimento local”.

 

Pano de Roda

A Associação Pano de Roda representa o projeto em Minas Gerais e dedica-se à capacitação, ao intercâmbio e à pesquisa artística nas artes cênicas (teatro e circo). Com foco nas linguagens da arte do palhaço, do teatro de rua e do teatro em espaços alternativos, a associação busca o estímulo e a formação de grupos de estudos e redes comunitárias de cultura promovendo projetos culturais, ações em rede, processos criativos, encontros reflexivos, espetáculos e experimentações cênicas. Criada em 2003, a Associação Pano de Roda atua em cidades do interior de Minas Gerais e, eventualmente, em Belo Horizonte, outros estados e países e dialoga com uma gestão colaborativa, artistas, setores públicos e privados, comunidades e público.

 

Serviço

15/11 – Quinta-Feira- Correia de Almeida – Barbacena

Horário: 14h às 17h

Local: Salão Paroquial da Igreja São Sebastião

Endereço: Rua Deputado Crispim J Bias Fortes, 126

 

16/11 – Sexta-Feira – Pedra do Sino – Carandaí

Horário: 08h ás 11h.

Local: Escola Estadual Prefeito Gentil Pereira Lima

Endereço: Rua Moacir Dias, 290.

Fonte: Divulgação.

 

BQHost Banner Grande 2
Barbacena Shopping