Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Festival de Carros de Boi de Ibertioga aquece a economia do município

No último final de semana, o silêncio e a tranquilidade da pequena e pacata cidade de Ibertioga, na região do Campo das Vertentes em Minas Gerias, foi quebrado pelo barulho proporcionado pelas rodas de dezenas de carros de boi, vindos de várias localidades rurais da cidade e de municípios vizinhos, para participarem da 42ª edição do Festival de Carros de Boi.

Além do tradicional festival, o município realizou também a 30ª Exposição Agropecuária e 46º Torneio Leiteiro. Os eventos foram realizados no Parque de Exposição de Ibertioga, o qual dá nome ao principal idealizado do Festival de Carros de Boi; o saudoso Doutor José Francisco de Miranda Fontana, personalidade política e ex-prefeito do município que deixou um grande legado aos ibertioganos, falecido em abril de 2017. Também como legado deixado por Fontana a população de Ibertioga, está a construção do única unidade de atendimento à saúde na cidade, o Hospital Monumento às Mães. Aliás, foi por causa deste hospital que Doutor Fontana idealizou o festival, para angariar recursos destinados a manutenção da unidade hospitalar que atente não somente aos ibertioganos, mas como também, a municípios vizinhos.

O Festival de Carros de Boi, além de gerar empregos e renda e movimentar o pequeno comércio local, projeta o nome do município nos mais diversos âmbito do calendário de festas e eventos do estado, tanto que, vários foram os principais veículo de comunicação de Minas Gerais que desembarcaram em Ibertioga para produzir materiais jornalístico desde que o evento foi criado.

É claro que os atrativos de Ibertioga não ficam restrito somente a realização do festival, a cidade é rica em  arquitetura, com casas e construções públicas belíssimas, destaque para imponente Igreja Matriz de Santo Antônio que se destaca em meio a paisagem serrana da cidade. Também não se pode deixar de citar o charme e o ecanto da Igreja de Nossa Senhora do Rosário. além de vários atrativos turísticos como por exemplo; seu entorno verde de lindas belezas naturais, formado serras, com cachoeiras e grandes fazendas.

Durante os quatro dias de festa, de 18 a 21 de julho, foram realizados: shows artísticos, desfile das princesas e eleição da rainha do Festival, leilão de gado, torneio leiteiro, feira de artesanato, e é claro, o mais aguardado dos atrativos: o desfile de carros de boi, encerrando as festividades.

Fotos: Januário Basílio.

Leia também:

16ª EDIÇÃO DO CONGONHAS MOTO FEST MOVIMENTOU A CIDADE DOS PROFETAS

 

BQHost Banner Grande 2