Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Festival Internacional de Artes faz homenagem aos 300 anos de Tiradentes

Serão dez dias de música, literatura, cinema e artes. O tema desta edição é ‘Tiradentes: aldeia universal’.

Para o feriado do dia 7 de setembro, a Região Central do estado conta com uma extensa programação artística. O Artes Vertentes – Festival Internacional de Artes de Tiradentes chega a sua sétima edição, com dez dias de música, literatura, artes cênicas, cinema e artes visuais na cidade histórica.

O evento começa nesta quinta-feira (6) e vai até 16 de setembro, consolidando a proposta de promover um diálogo cultural entre artistas e público. Neste ano, o Artes Vertentes homenageia os 300 anos do município, com o tema “Tiradentes: aldeia universal”.

Além da programação, o festival promove, desde 2015, oficinas gratuitas de artes visuais e músicas para crianças e adolescentes. O resultado integra o evento por meio de um documentário realizado pelas crianças sobre o município.

As igrejas barrocas da cidade recebem uma rica programação, que conta com 11 concertos de música clássica. A abertura será com o concerto “Coming Together”, escrito após uma grande rebelião de presos em 1971 nos Estados Unidos. O espetáculo será executado pelo Grupo Sonarte 21, formado por oito músicos de diversas nacionalidades

Já a programação de cinema conta com filmes premiados, como o brasileiro “Baronesa”, “Piripkura”, “Metrópolis” e o documentário “Quantas Cidades Habitam em Uma?”, criado pelas crianças que participam da ação cultural.

Nas artes visuais, o destaque é a exposição “Se quiseres ser universal, começa por pintar a tua aldeia”, obra inédita do fotógrafo russo Serguei Maksimishin, além de mostras de produções de artistas como Nuno Ramo, Ana Alves, Caetano Dias entre outros. E programação literária inclui leituras, oficinas, lançamento de livro e ciclo de ideias.

Confira a programação completa no site Artes Vertentes.

Fonte: G1 TV Globo Minas/Foto (reprodução): Site Fecomércio MG.

Curta Nossa Página no Facebook: https://www.facebook.com/Vertentes-das-Gerais-618141205016345/

Siga-nos no Instagram: Vertentes das Gerais (Oficial).