Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Aprendiz

O aumento na formação de áreas de instabilidade nos próximos dias sobre grande parte das regiões do Estado, traz a possibilidades de ocorrência de chuvas mais intensas no fim de semana em grande parte de Minas Gerais. A previsão é de que, já na madrugada do próximo sábado (30)  a  chuva deve chegar com maior força sobre a região e incidir na elevação da umidade relativa do ar, amenizando o clima seco decorrente de um longo período de estiagem com mais de 100 dias sem registro de chuvas mais significativas, ocasionando no amento assustador de focos de incêndio e de áreas afetadas pelas queimadas, superando o mesmo período registrado m 2016.

Na região do Campo das Vertentes e no Alto Paraopeba, os bombeiros também registraram aumento no número de focos de incêndio. Um deles, o corrido no Parque Estadual da Serra do Ouro Branco,  que se estendeu por  cinco dias, levaram bombeiros, brigadistas e funcionários do IEF a exaustão, devido o relevo bastante acidentado e com grandes formações rochosas e a ausência de água nas proximidades fizeram com que o focos se espalhasse com maior rapidez tornando mais árdua os trabalhos das equipes envolvidas no combate . Várias cidades da região sofreram com o aumento nos focos de incêndio, quem além de interferir de forma drástica na qualidade do ar, ainda causaram prejuízos ao meio ambiente além de reduzir os campos de pastagens das propriedades rurais.

A chegada do período chuvoso e o fim da estiagem, traz alívio para produtores rurais e pecuaristas que vem amargando prejuízos com a falta de chuva para manter suas plantações e para alimentar seus rebanhos.

Com o clima mais seco e o ar mais quente, as águas dos reservatórios tendem a se evaporar com maior rapidez, reduzindo o volume dos mananciais e comprometendo com a quantidade de água nos reservatórios em várias cidades da região que já  estão passando por escalas no bastecimento com a implantação de rodízios, inclusive em Barbacena.

A temperatura não deve mudar muito nas cidades da região até o próximo domingo, o que deve ocorrer é a elevação da umidade relativa do ar com a chegada do período de chuvas mais frequentes. O céu fica parcialmente nublado com aumento de nuvens no período da tarde e pancadas de chuvas em pontos isolados da região.

Veja as máximas previstas para algumas cidades da região nesta sexta feira (29):

  • Em Barbacena: Máxima de 27 graus.
  • Em Conselheiro Lafaiete: Máxima de 28 graus.
  • Em Santos Dumont: Máxima de 27 graus.
  • Em S.J. Del Rei: Máxima de 26 graus.

Foto/Arquivo (Januário Basílio): Parcial de Conselheiro Lafaiete.

BQHost Banner Grande 2