Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Barbacena Shopping

Fim de semana de clima seco e baixa umidade relativa do ar na região das Vertentes.

A baixa umidade relativa do ar provocada pelo longo período de estiagem com escassez de chuva significativas sobre grande parte das regiões do Estado começa a trazer  transtornos para a população, dentre eles, problemas respiratórios e a falta d’água em diversos  bairros dos municípios mineiros. E para piorar o cenário de secura, as queimadas desenfreadas e sem responsabilidade agrava ainda mais a situação, além é claro, de provocar o desequilíbrio ambiental com sérios riscos ao ecossistema, prejudicando ainda a fauna e a flora.

Somente na tarde de ontem (19), vários focos de queimadas foram avistados em diversos bairros de Barbacena pelo Vertentes das Gerais. Em um destes casos, as labaredas e a fumaça tomavam grandes proporções e encobriam de fumaça várias residências.

Segundo apontam os principais institutos climáticos para os próximos dias, é que uma massa de ar seco ainda deve continuar a influenciar no tempo mantendo o clima seco e  sem previsão de chuva para os próximos quatro dias nos municípios que compõem a região do Campo das Vertentes.

Em Barbacena o tempo segue com poucas nuvens no céu da cidade e termômetros devem registrar mínimas de 11 e máximas entre 25 e 26 graus nos próximos dias.

Segundo o Ministério da Saúde, a baixa umidade requer cuidados, principalmente com as pessoas que já têm ou tiveram sintomas de doenças do aparelho respiratório. Existem duas preocupações principais para a saúde, além do ar poluído, as vias aéreas ficam mais ressecadas, o que favorece a intensificação de problemas respiratórios. Com toda poluição, fica mais difícil para a via respiratória se defender do ar com a qualidade ruim. Além disso, os cílios das narinas, que são responsáveis por filtrar o ar, passam a ter mais dificuldade para trabalhar.  Tanto ressecamento pode causar até sangramentos no nariz, mas uma boa dica para quem tem problemas respiratórios como rinite e sinusite é a utilização de soro fisiológico para hidratar as narinas. Além disso, algumas atitudes em casa ajudam a diminuir os transtornos. Alguma delas são simples e pode ajudar as pessoas, como por exemplo, o uso de cortinas leves e que possam ser lavadas mais facilmente, a utilização de panos úmidos para a limpeza, evitando as vassouras, e a colocação de bacias com água em ambientes da casa.

Foto: Januário Basílio.

BQHost Banner Grande 2
Barbacena Shopping