Podem participar da seleção cidadãos brasileiros, de ambos os sexos, com idades entre 17 e 24 anos completos até 31 de dezembro de 2026
Edital aberto para o concurso de admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos (EAGS) da Força Aérea Brasileira (FAB) com 176 vagas, para ambos os sexos. Dentre os critérios exigidos, ser cidadão brasileiro com idades entre 17 e 24 anos (completos até 31 de dezembro de 2026), não ser casados ou manter união estável, e não ter filhos.
No caso dos menores de idade, é necessário que estejam autorizados por seu responsável legal para realizar as provas objetivas e, caso sejam convocados para o prosseguimento na seleção, também devem ter a autorização para participar das fases seguintes.
Oito especialidades
As 176 vagas disponíveis na seleção estão distribuídas em oito especialidades. Além de ter concluído o ensino médio, é preciso também ter finalizado o curso técnico de nível médio (com exceção da especialidade de música). Confira as especialidades abaixo:
- Eletrônica: 40 vagas
- Administração: 50 vagas
- Enfermagem: 15 vagas
- Eletricidade: 20 vagas
- Informática: 40 vagas
- Música – Clarinete Bb Sibemol (Baixo – Soprano): 4 vagas
- Música – Bombardino – Barítono: 2 vagas
- Obras: 5 vagas
O período de inscrições para a seleção começou nesta segunda-feira (dia 9) e vai até o dia 2 de janeiro de 2025, no site https://ingresso.eear.fab.mil.br. Já o prazo para o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 95, vai até o dia 7 de janeiro.
Etapas da seleção
A primeira etapa da seleção é a a prova objetiva, que será aplicada no dia 13 de abril, a partir das 9h40 (horário de Brasília). O fechamento dos portões ocorrerá mais cedo, às 9h. O exame será composto pelas disciplinas de Língua Portuguesa e Conhecimentos Especializados (relativos à especialidade a que o candidato se inscreveu). Para realizar as provas, o candidato deverá utilizar exclusivamente caneta esferográfica de corpo transparente e tinta preta.
Além das provas objetivas, a seleção será composta por inspeção de saúde (Inspsau), exame de aptidão psicológica (EAP), teste de avaliação do condicionamento físico (Tacf), prova prática de especialidade (PPE) e matrícula no estágio.
Os aprovados no concurso realizarão Estágio na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá, em São Paulo, com duração de cerca de um ano. Aqueles que concluírem o estágio com aproveitamento serão promovidos ao posto de terceiro-sargento.

Com informações: Extra.