Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Frente fria deve trazer chuva e provocar queda de temperaturas na região.

A aproximação de uma frente fria que se desloca de forma gradativa da região Sul do Brasil, por onde levou chuva e queda brusca nas termômetros, pode mudar o tempo em grande parte da região das Vertentes nas próximas horas.

De acordo com os principais instituto de pesquisas especializados em previsões climatológicas, a frente fria que chegou no meio tarde desta segunda-feira (30) em parte do interior Paulista, trazendo chuva moderada e baixa significativa nos termômetros, pode chegar nas próximas 24 horas e atingir municípios localizados nas regiões das Vertentes e da Zona da Mata mineira. Em alguns deles, a chuva pode chegar acompanhada de ventos e interferir de forma significativa na redução do clima.

Em Barbacena, maior e principal município do Campo das Vertentes, a segunda-feira (30) iniciou com tempo claro e poucas nuvens no céu da cidade, já no período da tarde, o tempo passou de claro a parcialmente nublado. A umidade relativa do ar que tem andado em baixa devido ao longo período de estiagem com escassez de chuvas regulares incidindo sobre a cidade, tem trazido preocupação e transtornos aos barbacenenses. O reflexo de tudo isso acaba por prejudicar o abastecimento de água em alguns bairros da cidade devido a baixa nos reservatórios. Aliado a tudo isso, os focos de queimadas vem aumentando, em alguns destes casos, provocados de forma criminosa. De acordo com o Instituto   Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE, existe previsão de chuva para Barbacena e região nos próximos cinco dias da semana, o que deve amenizar a sensação de secura e irritações nos olhos decorrente do tempo seco e abafado. O estimado em volume de chuva para os próximos dias é que a média deve ficar em torno de 10 a 15 mm na região.  A temperatura máxima pode chegar aos 24 graus nos próximos dias, e a mínima entorno de 11 graus em Barbacena.

Foto/arquivo: Januário Basílio.