A Guarda Civil Municipal (GCM) de Barbacena prendeu um homem de 43 anos, na tarde de quinta-feira (30/01), após denúncia anônima de maus-tratos a animais no distrito de Pinheiro Grosso, zona rural do município.
De acordo com a Guarda Municipal de Barbacena, a prisão aconteceu após denúncia anônima via Central de Comunicações da GCM, relatando que um homem, morador do distrito de Pinheiro Grosso, mantinha dos cães em situação de maus-tratos. Diante das informações, a equipe da GCM, juntamente com um médico veterinário da Prefeitura Municipal de Barbacena, deslocou ao local para verificação dos fatos.
No local apontado pela denúncia, foi constatado a veracidade dos fatos. Após a conclusão dos procedimentos, o veterinário registrou em laudo a situação dos animais, onde um cão adulto da raça Doberman em estado de extrema magreza, amarrado por corrente curta (cerca de 1,5 m de comprimento) e, uma cadela adulta sem raça definida, tamanho médio, amarrada om fios de internet e coleira, apresentando lacerações no pescoço que causavam um odor fétido, resultantes de uma corda fina que ainda estava atada ao pescoço do animal. constatado maus-tratos.”
Diante do que foi apurado, a perícia da Polícia Civil foi acionada conforme o protocolo, e o suspeito foi encaminhado pela GCM à autoridade policial. Os dois cães foram transportados para a clínica credenciada da Prefeitura Municipal de Barbacena para tratamento e, posteriormente, ficaram sob tutela de um novo responsável.

Com informações: GCM Barbacena/foto: Januário Basílio.