Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Gestores da região participam de  videoconferência sobre o Minas Consciente

A Superintendente Regional de Saúde promoveu ontem (3/07), uma videoconferência com as Regionais de Saúde de Barbacena e São João del Rei, juntamente com membros do Comitê Covid-19 Macro Centro-Sul, além de Prefeitos e Gestores de Saúde dos 51 municípios da macrorregião. Na ocasião tratou-se sobre atualizações da situação de saúde na macro e do Plano Minas Consciente que, desde a semana passada, indicou o retorno da macrorregião à onda verde.

Iniciando a reunião, a Superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Hérica Vieira Santos, informou que, em atendimento à demanda dos prefeitos e gestores, essas videoconferências acontecerão semanalmente. “Estamos aqui para passar o cenário assistencial e epidemiológico para vocês, e também como um espaço de diálogo entre prefeitos secretários e macro Centro-Sul”, afirmou a Superintendente. Hérica explicou que essas reuniões acontecerão todas as sextas-feiras no período da manhã, para que assim sejam repassadas as atualizações do cenário de saúde da região e as deliberações semanais do Centro de Operações de Emergência em Saúde de Minas Gerais (COES-MG) estadual, bem como para a abertura as discussões e tratativas do grupo.

Na sequência, o Coordenador de Vigilância em Saúde da SRS Barbacena, Márcio Heitor Stelmo, apresentou o cenário de saúde da macrorregião e o relatório técnico do COES Estadual dessa semana. Márcio apresentou a atualização do número de casos na macro, e informações de deslocamento das pessoas medidas por dados de celulares que indicam que o isolamento na região tem se mantido em torno de 40% atualmente, além de dados de testes rápidos e PCR realizados na macro, entre outras informações.

O Coordenador também apresentou o Relatório Técnico número 08 do COES Minas Covid-19 dessa semana, incluindo as modificações da metodologia de apuração e inserção de dados, que agora “passa a ter informação direta dos municípios tornando mais ágil o processo de alimentação de todos sistemas oficiais”, informou Márcio. Os indicadores que baseiam as decisões do Plano Minas Consciente na saúde também foram demonstrados, esses incluem indicadores taxa mortalidade, comportamento da curva de casos, mediana do tempo de ocupação em leitos de UTI, taxa de incidência pela ocupação de leitos e média da taxa de incidência nos últimos 7 dias. E o parecer dessa semana do COES estadual manteve a macro Centro-Sul na onda verde do Plano Minas Consciente.

Ainda na reunião, a Gerente Regional de Saúde de São João Del Rei, Edwalda Assumpção, destacou que a microrregião de São João Del Rei conseguiu implantar os 36 leitos SUS de UTI previstos no Plano de Contingência assistencial da macro, além de outros 5 leitos da rede privada, totalizando 41 leitos UTI para a microrregião. “E o estado, hoje, começa a fazer suas entregas de equipamentos hospitais em São João Del Rei. Também, em breve, virão outros equipamentos”, informou Edwalda.

No encerramento da reunião, a Superintendente Hérica reforçou a importância do diálogo entre os componentes da macrorregião e da união entre os mesmos e com demais órgãos públicos, para o fortalecimento do enfrentamento ao Covid-19: “Esse espaço é de todos, e vamos manter aberto para nos reunirmos todas as sextas, pois queremos ouvir as dificuldades que todos estão tendo, ouvir cada um de vocês. Estamos abertos a escutar, dialogar e tentar ajudar a todos. Nossa proposta é de que tenhamos união entre nossos 51 municípios e assim caminharmos juntos, juntamente com apoio do Ministério Público, Polícia Militar, GRS e SRS”, destacou a Superintendente.

Fonte: SES-MG

Leia também:

GOVERNO DE MINAS LANÇA EDITAL PARA GERENCIAMENTO PRIVADO DE PARQUES