Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, foi  o orador, nesta sexta-feira (21/4), em Ouro Preto,  na solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência.

A comenda – a maior honraria concedida pelo Estado de Minas Gerais , foi  entregue a 170 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. Já o Grande Colar será entregue,  in memoriam, a Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, representado na solenidade pelo embaixador da África do Sul no Brasil, Ntshikiwane Joseph Mashimbye.

Mandela foi um ativista na luta contra o apartheid, regime que segregava os negros, a quem não era reconhecida a maioria dos direitos políticos, econômicos e sociais, na África do Sul. Preso durante 27 anos, sua libertação foi objeto de intensa campanha internacional. Tornou-se, em 1994, o primeiro presidente negro da história de seu país.

Prêmio Nobel da Paz, em 1993, honraria que dividiu com o presidente Frederik Willem de Klerk, recebeu as mais altas condecorações, entre elas a Ordem de St. John, da Rainha Elizabeth II, a  Medalha da Liberdade, de George W. Bush, o Bharat Ratna, a mais alta distinção da Índia, e a Ordem do Canadá. Em 2010, a Organização das Nações Unidas (ONU) tornou o 18 de julho (data de seu nascimento em1918) Dia Internacional Nelson Mandela, como forma de valorizar em todo o mundo a luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia. Mandela morreu em dezembro de 2013.

Criada em 1952 pelo  Governador Juscelino Kubitscheck, a Medalha da Inconfidência possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.  Foram  40 agraciados com a Grande Medalha, 58 com a Medalha de Honra e 72 com a Medalha da Inconfidência. Entre os homenageados deste ano estão governadores, parlamentares, magistrados, artistas, professores, militares, juristas, médicos, advogados, gestores públicos, historiadores, religiosos e empresários.

De acordo com a Constituição do Estado, o governador Fernando Pimentel baixa  decreto transferindo simbolicamente a capital de Minas Gerais para Ouro Preto. A cidade foi a capital mineira  de 1823 até 1897. O decreto foi publicado na edição da última quinta-feira (20) no diário de  Minas Gerais.

Em Ouro Preto, o governador Fernando Pimentel  foi  recebido com honras militares. Em seguida, depositou  flores no monumento a Tiradentes e recebeu o fogo simbólico, fazendo o acendimento da Pira da Liberdade. Houve  salva de 21 tiros. O hino nacional do Brasil foi executado pela Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais.

Fonte: Agência Minas.